sicnot

Perfil

Mundo

Sismo de Taiwan faz pelo menos 42 mortos

O sismo de sábado no sul de Taiwan matou pelo menos 42 pessoas e 107 continuam desaparecidas, segundo o balanço mais recente das autoridades da ilha.

© Tyrone Siu / Reuters

As equipas de resgate continuam no terreno e estão hoje a recorrer a maquinaria pesada para mover os escombros de um dos edifícios que ruíram na cidade de Tainan, depois de terem sido detetados sinais de vida no local, informou o Serviço de Emergências de Taiwan.

"Em Taipe, num caso similar, salvámos pessoas vivas cinco dias depois do terramoto", sublinhou hoje o presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou, para defender a manutenção das equipas de resgate no terreno.

Na segunda-feira, foram retiradas dos escombros cinco pessoas com vida, entre elas, uma menina de oito anos e um bebé de seis meses, encontrado nos braços do pai morto.

O sismo de sábado teve uma magnitude de 6,4 na escala de Richter.

Taiwan está próxima de duas placas tectónicas e é atingida com regularidade por abalos sísmicos.

Em junho de 2013, um abalo com magnitude 6,3 atingiu o centro da ilha e provocou quatro mortes e deslizes de terra generalizados.

Em setembro de 1999 um abalo de magnitude 7,6 provocou cerca de 2.400 mortos.

Lusa

  • Criança de oito anos resgatada com vida três dias depois do sismo em Taiwan
    2:03

    Mundo

    Quase três dias depois do violento sismo que abalou a ilha de Taiwan ainda há sobreviventes a serem retirados dos escombros. Só hoje foram pelo menos quatro, incluindo uma menina de oito anos e uma jovem de 14. Já foram confirmados 40 mortos, mas há muitos desaparecidos. O balanço final pode ultrapassar as cem vítimas mortais.

  • Pelo menos 40 mortos e cem desaparecidos após sismo em Taiwan
    1:51

    Mundo

    Dois dias depois do sismo em Taiwan, continuam a ser encontrados sobreviventes. As equipas de socorro resgataram várias pessoas com vida. Estão confirmadas 40 mortes, mas há ainda uma centena de desaparecidos, o que pode fazer subir o número de vítimas do sismo de sábado.

  • Escritor e filólogo Frederico Lourenço distinguido com o Prémio Pessoa 2016

    Cultura

    O escritor, tradutor, professor universitário Frederico Lourenço foi distinguido com o Prémio Pessoa 2016. O anúncio foi feito hoje pelo presidente do júri, Francisco Pinto Balsemão, no Palácio de Seteais, em Sintra, sublinhando que a atividade de Frederico Lourenço tem como "traço singular" ter oferecido "à língua portuguesa as grandes obras de literatura clássica".

  • Governo garante que Portugal não desperdiçou nenhum fundo de ajuda alimentar
    1:18

    País

    O ministro da Solidariedade e Segurança Social garante que Portugal não desperdiçou nenhum fundo europeu de ajuda alimentar. Vieira da Silva respondeu, esta manhã, à notícia avançada pelo Jornal de Notícias que dava conta de que, este ano, o país teria desperdiçado 28 milhões de euros de um fundo europeu porque o programa ainda não está operacional. O ministro garante que o programa vai ser executado em 2017 e que este ano serviu para tomar medidas no sentido dessa implementação. Vieira da Silva assegura também que o montante disponível para o programa não foi desperdiçado e vai poder ser usado.

  • Sporting de Braga eliminado da Liga Europa
    2:01
  • Explosão no Cairo faz seis mortos

    Mundo

    Seis pessoas morreram hoje numa explosão junto a um posto de controlo da polícia no Cairo, indicaram os meios de comunicação social e responsáveis egípcios.