sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 51 mortos e 78 feridos em ataque na Nigéria

Pelo menos 51 pessoas morreram e outras 78 ficaram feridas num duplo atentado suicida perpetrado num campo de deslocados em Dikwa, no estado de Borno, noroeste da Nigéria, informou a imprensa local.

O ataque ainda não foi reivindicado, mas as suspeitas recaem sobre o grupo extremista Boko Haram, que nos últimos anos provocou a morte a milhares de pessoas.

Segundo a imprensa local, o atentado ocorreu terça-feira de manhã, quando terroristas suicidas se infiltraram no campo numa altura em que as autoridades distribuíam o pequeno-almoço, mas a notícia só foi divulgada hoje devido à má qualidade das telecomunicações na zona.

Apesar de não haverem números oficiais, as pessoas da zona asseguram que 51 corpos foram enterrados numa campa coletiva, a maioria dos quais mulheres e crianças.

O grupo Boko Haram quer instaurar um califado no norte da Nigéria, maioritariamente muçulmano, ao contrário do sul, de maioria cristã.

A violência da insurreição do Boko Haram e da sua repressão pelas Forças Armadas nigerianas já causaram mais de 13 mil mortes desde 2009 e perto de 1,5 milhões de refugiados e deslocados.

Lusa

  • "Foi bonito estar no Real Madrid"

    Desporto

    O internacional português Cristiano Ronaldo insinuou este sábado, após a conquista da Liga dos Campeões, em Kiev, na Ucrânia, com um triunfo por 3-1 frente ao Liverpool, que poderia deixar a equipa do Real Madrid.

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57