sicnot

Perfil

Mundo

Centenas de crocodilos sufocados em viagem de camião no México

Mais de 120 crocodilos morreram por aparente asfixia e esmagamento enquanto eram transportados no México, num camião, informaram as autoridades na quarta-feira.

(Arquivo)

(Arquivo)

© STRINGER Mexico / Reuters

A empresa Cocodrilos Exoticos, baseada no estado de Quintana Roo, pode enfrentar uma multa entre 50 a 50 mil dias de salário mínimo -- entre 171 e 171 mil euros -- segundo o gabinete do procurador ambiental.

Os 124 répteis faziam parte de um grupo de 350 crocodilos Morelet de outra quinta, a Cocodrilos Mexicanos, localizada no estado de Sinaloa.

Os inspetores descobriram que 124 dos 350 espécimes estavam mortos quando chegaram às instalações de conservação da vida selvagem "Cocodrilia", na cidade costeira de Chetumal. As duas cidades são separadas por 2.250 quilómetros.

Um comunicado indica que os crocodilos "presumivelmente morreram de asfixia e por terem sido esmagados durante a viagem".

Imagens divulgadas pela Procuradoria mexicana mostram um camião de grande dimensão e alguns crocodilos mortos no chão, incluindo um com o pescoço torcido.

A empresa é acusada de não garantir "um tratamento digno" aos animais, de acordo com as leis de proteção de espécies selvagens.

O parque Cocodrilia adquiriu cerca de 5.000 crocodilos da empresa Sinaloa.

Lusa

  • William e Kate apresentam o filho ao mundo
    1:42
  • Marcelo defende debate alargado sobre saúde
    0:57

    País

    O Presidente da República defende que um debate profundo sobre o futuro da saúde deve envolver todos os intervenientes políticos. Para Marcelo Rebelo de Sousa quanto mais partidos estiverem envolvidos na discussão, melhor.

  • Governo apresenta medidas que privilegiam arrendamento e reabilitação
    1:16

    País

    O Governo apresentou esta tarde um novo pacote de medidas para a habitação. Trata-se de uma visão que privilegia o arrendamento e a reabilitação como formas de garantir o acesso a todas as famílias a uma habitação adequada. O primeiro-ministro diz que é preciso segurança nos contratos de arrendamento e avança por isso como uma proposta de benefícios.

  • Salah Abdeslam e cúmplice condenados a 20 anos por tentativa de assassínio de cariz terrorista
    1:11

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo, que remete para o momento em que foi detido em Bruxelas, em março de 2016. Salah Abdeslam e um cúmplice foram considerados culpados de tentativa de assassínio de cariz terrorista pela participação numa troca de tiros com a polícia belga da qual resultaram três agentes feridos. 

  • Beyoncé e a irmã caem no Coachella e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC