sicnot

Perfil

Mundo

Alcançado princípio de acordo para travar violência na Síria

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, disse esta quinta-feira, em Munique, que foi alcançado um princípio de acordo para pôr fim à violência na Síria.

© Michael Dalder / Reuters

No entanto, a Rússia recusou parar com os bombardeamentos, mas concordou em contribuir para atenuar a violência no país.

O grupo internacional de apoio à Síria que hoje se reuniu na Alemanha emitiu, no final do encontro, um comunicado com três compromissos a serem aplicados dentro de uma semana: diminuir, de forma gradual, as hostilidades; criar condições para que o Governo sírio e a oposição voltem a negociar em Genebra e a rápida chegada de ajuda humanitária à região.

Um grupo de trabalho reúne-se esta sexta-feira à tarde na cidade suíça para começar a preparar o envio dessa ajuda.

A oposição síria saúda os esforços da comunidade internacional, mas sublinha que é no terreno que a situação tem que mudar.

  • Marcelo quer fazer mais e melhor
    0:48

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa quer fazer mais e melhor no segundo ano enquanto Presidente da República. Marcelo fez esta terça-feira um balanço do primeiro ano em Belém, dizendo que é preciso não perder o que se conseguiu em termos de recuperação económica mas que é preciso ser mais ambicioso.

  • "Andem lá com isso!"
    0:42
  • "A Miss Helsínquia é a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza"

    Mundo

    Sephora Lindsay Ikabala venceu o concurso Miss Helsínquia 2017 e, desde então, tem vindo a ser insultada e criticada nas redes sociais. A nigeriana de 19 anos vive na cidade desde criança. "A Miss Helsínquia é literalmente a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza", é apenas um dos muitos comentários que circula nas redes sociais.