Governo português considera cessar-fogo na Síria indispensável para atingir solução política
12.02.2016 19h26
O ministro dos Negócios Estrangeiros português considerou esta sexta-feira que o acordo para um cessar-fogo na Síria "é uma boa notícia que deve ser encarada com cuidado", destacando que esta é uma condição indispensável para atingir uma "solução política".

© Alaa Faqir / Reuters
"É uma boa notícia, que deve ser encarada com cuidado, com realismo", afirmou o chefe da diplomacia portuguesa, Augusto Santos Silva, em declarações à Lusa por telefone a partir de Rabat, no final de uma visita oficial de dois dias a Marrocos.
Para o Governo português, o acordo para um cessar-fogo anunciado pelos principais atores do conflito sírio, anunciado na noite passada, "é uma iniciativa politicamente muito importante".
"A solução para a crise síria é estritamente política, mas para que essa solução política seja possível, um cessar-fogo imediato é absolutamente indispensável", considerou o ministro dos Negócios Estrangeiros.
Além da "cessação das hostilidades", que deverá ocorrer dentro de uma semana, o acordo estabelece um acesso intensificado dos civis à ajuda humanitária, que será alargada a várias cidades, anunciou o secretário de Estado norte-americano, John Kerry.
A porta-voz para os Negócios Estrangeiros da Comissão Europeia, Maja Kocijancic, afirmou hoje esperar que o compromisso de cessar-fogo na Síria "seja implementado" e lembrou que o assunto estará na agenda da reunião de ministros de segunda-feira.
A guerra na Síria dura há cinco anos e já matou mais de 260 mil pessoas e obrigou milhões a deixarem as suas casas.
Lusa
Relacionados
-
Cessar-fogo na Síria começará dentro de uma semana
Os principais atores do conflito sírio chegaram a acordo, na noite de quinta para sexta-feira, para uma "cessação as hostilidades" na Síria, dentro de uma semana, e um acesso intensificado dos civis à ajuda humanitária.
-
Oposição síria defende que rebeldes armados devem decidir sobre cessar-fogo
O comité representativo dos principais grupos da oposição síria afirmou hoje que a proposta internacional para um cessar-fogo na Síria dentro de uma semana deve ser avaliada e decidida pelas forças rebeldes presentes no terreno.
Na Homepage
- 0:54
Jesus fala em domínio do Sporting, Jorge Simão critica penálti
No final do jogo, o treinador do Boavista disse não compreender o penálti que decidiu o jogo a favor do Sporting. Jorge Jesus discordou da análise de Jorge Simão e lembrou que o Boavista não acertou um remate na baliza de Rui Patrício.
22.04.2018 às 23h45
- 1:57
- 0:53
- 0:46
Cão parcialmente cego e surdo salva criança na Austrália
Na Austrália, uma história está a emocionar o mundo. Um cão parcialmente cego e surdo salvou, na semana passada, uma criança de 3 anos que estava desaparecida.
22.04.2018 às 16h50
- 0:35
- 0:55
- 3:09
Foi multada porque avisou polícia sobre despejo de lixo na rua
Em Carnaxide, uma mulher apresentou queixa por causa do despejo de monos na rua. Até aqui tudo bem, inclusive quando a polícia dá início ao processo. O problema surge quando a multa é passada a quem se queixou e o caso se arrasta em tribunal.
22.04.2018 às 21h15
- 5:29
- 3:42
Vaca algarvia em risco de extinção
É uma corrida contra o tempo e o risco iminente de extinção. Numa altura em que são conhecidos apenas cinco exemplares da raça bovina algarvia, a inseminação artificial parece ser a única forma de evitar o desaparecimento completo de uma raça que foi desaparecendo com as mudanças na agricultura.
22.04.2018 às 17h38