sicnot

Perfil

Mundo

Governo português considera cessar-fogo na Síria indispensável para atingir solução política

O ministro dos Negócios Estrangeiros português considerou esta sexta-feira que o acordo para um cessar-fogo na Síria "é uma boa notícia que deve ser encarada com cuidado", destacando que esta é uma condição indispensável para atingir uma "solução política".

© Alaa Faqir / Reuters

"É uma boa notícia, que deve ser encarada com cuidado, com realismo", afirmou o chefe da diplomacia portuguesa, Augusto Santos Silva, em declarações à Lusa por telefone a partir de Rabat, no final de uma visita oficial de dois dias a Marrocos.

Para o Governo português, o acordo para um cessar-fogo anunciado pelos principais atores do conflito sírio, anunciado na noite passada, "é uma iniciativa politicamente muito importante".

"A solução para a crise síria é estritamente política, mas para que essa solução política seja possível, um cessar-fogo imediato é absolutamente indispensável", considerou o ministro dos Negócios Estrangeiros.

Além da "cessação das hostilidades", que deverá ocorrer dentro de uma semana, o acordo estabelece um acesso intensificado dos civis à ajuda humanitária, que será alargada a várias cidades, anunciou o secretário de Estado norte-americano, John Kerry.

A porta-voz para os Negócios Estrangeiros da Comissão Europeia, Maja Kocijancic, afirmou hoje esperar que o compromisso de cessar-fogo na Síria "seja implementado" e lembrou que o assunto estará na agenda da reunião de ministros de segunda-feira.

A guerra na Síria dura há cinco anos e já matou mais de 260 mil pessoas e obrigou milhões a deixarem as suas casas.

Lusa

  • Como não perder Barack e Michelle Obama nas redes sociais

    Mundo

    Sair da Casa Branca implica mais que reunir objetos físicos: é preciso guardar também os tweets, os posts e todo o conteúdo digital produzido nos últimos oito anos pelo Presidente dos EUA e pela primeira-dama. A equipa de Barack Obama já preparou tudo para que nada se perca do seu legado digital.

  • Portugueses querem contratar Obama

    Mundo

    Contratar Barack Obama. Pode parecer uma tarefa impossível, mas para a startup portuguesa Swonkie a única resposta a este desafio é "Yes We Can", mote da campanha presidencial de Obama de há nove anos.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.