sicnot

Perfil

Mundo

Voos diretos entre os Estados Unidos e Cuba devem começar no outono

O Governo dos Estados Unidos anunciou hoje que vai assinar um memorando de entendimento com Cuba no setor da aviação civil, referindo que os voos comerciais diretos entre os dois países devem ter início no outono.

© Kai Pfaffenbach / Reuters

Segundo o subsecretário de Estado Adjunto para Assuntos de Transportes, Thomas Engle, vão ser permitidos 20 voos diários entre os Estados Unidos e Havana e mais 10 para outros nove aeroportos internacionais cubanos, incluindo Santiago de Cuba, Manzanillo e Camaguey.

"Ao todo, poderá chegar-se aos 110 voos diretos entre os Estados Unidos e Cuba. Mas dependerá, obviamente, da procura de mercado", afirmou Thomas Engle.

O subsecretário de Estado Adjunto para Assuntos de Transportes explicou que o acordo vai permitir que as companhias já existentes, que efetuam entre 10 e 15 voos diários para Cuba, continuem a operar.

O Governo norte-americano vai agora pedir às transportadoras aéreas que apresentem as suas propostas, da qual está excluída a Aviação Cubana, que precisa de autorização do Tesouro.

"Se não houver problemas, os primeiros bilhetes devem começar a vender-se no outono", disse.

O memorando de entendimento vai ser assinado a 16 de fevereiro em Havana e ocorre no âmbito do processo de restabelecimento das relações entre os Estados Unidos e Cuba, iniciado a 17 de dezembro de 2014.

Em dezembro de 2014, os chefes de Estado norte-americano, Barack Obama, e de Cuba, Raul Castro, anunciaram o início do processo para normalizar as relações bilaterais que culminaram, em julho, com a reabertura das respetivas embaixadas em Havana e em Washington.

Lusa

  • Número de mortos nos incêndios sobe para 43

    País

    Os incêndios florestais que deflagraram no domingo em várias zonas do país provocaram 43 mortos, disse esta quinta-feira à Lusa a adjunta do comando nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Patrícia Gaspar. Trata-se de um homem que foi encontrado esta quinta-feira.

  • Casas de Luís Filipe Vieira e Pedro Guerra foram alvo de buscas
    2:39

    Desporto

    O caso dos emails levou esta quinta-feira a Polícia Judiciária a fazer buscas no Estádio da Luz e nas casas de Luís Filipe Vieira, o comentador Pedro Guerra e Paulo Gonçalves, o assessor jurídico do clube das águias. O advogado foi constituído arguido, mas só porque um advogado para ser alvo de buscas precisa de ser arguido.

  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos da Liga Europa
    1:48
  • Quem está ao lado de Trump? Melania ou uma sósia?

    Mundo

    A especulação surgiu no Twitter: estaria Trump acompanhado de uma sósia de Melania para ocultar a ausência da mulher num evento oficial? A teoria da conspiração ganhou depois força nas redes sociais. Julgue por si mesmo.

    SIC

  • Norte-americano entrega-se após perder aposta com a polícia no Facebook

    Mundo

    Um jovem de 21 anos procurado pela polícia norte-americana entregou-se, esta segunda-feira, depois de perder uma aposta com a polícia, no Facebook. Michael Zaydel prometeu entregar-se se uma publicação sobre o seu desaparecimento chegasse às mil partilhas, na rede social. O jovem norte-americano prometeu ainda levar uma dúzia de donuts, caso os agentes da cidade de Redford conseguissem ganhar a aposta.

    SIC