sicnot

Perfil

Mundo

Voos diretos entre os Estados Unidos e Cuba devem começar no outono

O Governo dos Estados Unidos anunciou hoje que vai assinar um memorando de entendimento com Cuba no setor da aviação civil, referindo que os voos comerciais diretos entre os dois países devem ter início no outono.

© Kai Pfaffenbach / Reuters

Segundo o subsecretário de Estado Adjunto para Assuntos de Transportes, Thomas Engle, vão ser permitidos 20 voos diários entre os Estados Unidos e Havana e mais 10 para outros nove aeroportos internacionais cubanos, incluindo Santiago de Cuba, Manzanillo e Camaguey.

"Ao todo, poderá chegar-se aos 110 voos diretos entre os Estados Unidos e Cuba. Mas dependerá, obviamente, da procura de mercado", afirmou Thomas Engle.

O subsecretário de Estado Adjunto para Assuntos de Transportes explicou que o acordo vai permitir que as companhias já existentes, que efetuam entre 10 e 15 voos diários para Cuba, continuem a operar.

O Governo norte-americano vai agora pedir às transportadoras aéreas que apresentem as suas propostas, da qual está excluída a Aviação Cubana, que precisa de autorização do Tesouro.

"Se não houver problemas, os primeiros bilhetes devem começar a vender-se no outono", disse.

O memorando de entendimento vai ser assinado a 16 de fevereiro em Havana e ocorre no âmbito do processo de restabelecimento das relações entre os Estados Unidos e Cuba, iniciado a 17 de dezembro de 2014.

Em dezembro de 2014, os chefes de Estado norte-americano, Barack Obama, e de Cuba, Raul Castro, anunciaram o início do processo para normalizar as relações bilaterais que culminaram, em julho, com a reabertura das respetivas embaixadas em Havana e em Washington.

Lusa

  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.