Primeiro-ministro da Turquia acusa Rússia de agir como "organização terrorista"
15.02.2016 14h53
O primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu, acusou hoje a Rússia de agir na Síria como uma "organização terrorista" e ameaçou retaliar de forma "extremamente determinada".

reuters
"Se a Rússia continuar a comportar-se como uma organização terrorista forçando a população civil a fugir, vamos responder de uma forma extremamente determinada", disse Davutoglu numa conferência de imprensa em Kiev.
A Rússia apoia o presidente sírio, Bashar al-Assad, e lançou em setembro uma intensa campanha de bombardeamentos contra o que alega serem alvos "terroristas". A Turquia é partidária do afastamento de Assad e, como outros países, acusa Moscovo de bombardear sobretudo a oposição moderada ao regime sírio.
A campanha aérea russa centrou-se nos últimos dias no apoio à ofensiva das forças de Assad contra a cidade de Alepo (norte), provocando um êxodo importante de refugiados para a fronteira com a Turquia.
Por outro lado, a Turquia lançou vários ataques contra posições dos curdos sírios que considera pretenderem ocupar o território entre Alepo e a fronteira turca.
Em declarações aos jornalistas no avião que o levou para a Ucrânia, Davutoglu insistiu que Ancara não permitirá que as milícias curdas se tornem dominantes na zona nordeste da Síria e, classificando-as como "óbvio instrumento da Rússia" e "peões da política de expansão" russa, acusou Moscovo de as utilizar para "pressionar a Turquia".
Relacionados
- 2:33
EUA e Rússia concordam na necessidade de enviar ajuda humanitária para a Síria
Estados Unidos e da Rússia concordam na necessidade de enviar ajuda humanitária para a Síria. Barack Obama e Vladimir Putin têm mantido contactos sobre a situação no país. Os dois líderes falaram por telefone e concordaram na necessidade de ajuda humanitária urgente para o território.
-
Mísseis atingem hospital e escola na Síria, pelo menos 14 mortos
Um ataque aéreo atingiu um hospital e uma escola na cidade síria de Azaz, província de Idlib, perto da fronteira com a Turquia. Pelo menos 14 pessoas morreram e 30 ficaram feridas. O primeiro-ministro turco acusa a Rússia pelo ataque.
Na Homepage
-
-
Jornalista entre mais 20 mortos nos piores protestos da década na Nicarágua
22.04.2018 às 10h30
- 1:44
- 0:46
Cão parcialmente cego e surdo salva criança na Austrália
Na Austrália, uma história está a emocionar o mundo. Um cão parcialmente cego e surdo salvou, na semana passada, uma criança de 3 anos que estava desaparecida.
22.04.2018 às 16h50
- 0:22
- 3:42
Vaca algarvia em risco de extinção
É uma corrida contra o tempo e o risco iminente de extinção. Numa altura em que são conhecidos apenas cinco exemplares da raça bovina algarvia, a inseminação artificial parece ser a única forma de evitar o desaparecimento completo de uma raça que foi desaparecendo com as mudanças na agricultura.
22.04.2018 às 17h38
-
Insólitos da semana
Do invulgar ao surreal, confira as imagens que marcaram o lado mais insólito do ser humano, esta semana.