sicnot

Perfil

Mundo

Assinado acordo que restabelece voos diretos comerciais entre os EUA e Cuba

As ligações aéreas comerciais entre os Estados Unidos e Cuba, interrompidas há mais de 50 anos, vão ser brevemente retomadas e poderão representar até 110 voos regulares diários entre os dois países, foi hoje divulgado.

Este é o resultado de um memorando de entendimento hoje assinado em Havana pelos governos dos dois países.

"Hoje é um dia histórico na relação entre Cuba e os Estados Unidos. Estamos a assinar este memorando de entendimento para que, pela primeira vez em mais de cinco décadas, os Estados Unidos e Cuba tenham um serviço de transporte aéreo regular", afirmou o secretário dos Transportes norte-americano, Anthony R. Foxx, na capital cubana.

Apesar da lei norte-americana continuar a proibir as viagens a Cuba para atividades turísticas, este relançamento das ligações aéreas comerciais é encarada como mais uma prova do processo de aproximação entre Washington e Havana.

"A assinatura deste acordo vai marcar o início de uma nova etapa ao nível do transporte aéreo entre Cuba e os Estados Unidos, o que vai contribuir para o aprofundamento dos laços entre os dois países", afirmou o ministro cubano para a área dos Transportes, Adel Izquierdo Rodriguez.

Além de definir um serviço aéreo regular, o ministro cubano realçou que o memorando irá permitir que as companhias aéreas dos dois países realizem acordos comerciais de colaboração.

"Os dois governos reafirmaram ainda o compromisso de reforçar a sua já estreita cooperação em matéria de vigilância aérea e de segurança", acrescentou o secretário de Estado-adjunto norte-americano para a área dos Transporte, Thomas Engle, também presente na capital cubana.

As ligações aéreas entre Cuba e os Estados Unido foram suspensas há 53 anos, mas cerca de vinte voos 'charters', autorizados em meados da década de 1970, operam diariamente sob determinadas condições.

Segundo os responsáveis, as autoridades norte-americanas vão agora pedir às companhias aéreas norte-americanas que apresentem ao Departamento dos Transportes as rotas que gostariam de operar. As ligações regulares devem arrancar já no próximo verão.

"Numa primeira fase, as companhias aéreas norte-americanas estarão autorizadas a operar 20 voos regulares diários para a Havana, o principal mercado. Recordo que, atualmente, não há nenhum voo", referiu Thomas Engle.

"Além disso, dez voos diários vão ligar outras cidades cubanas a aeroportos abertos a voos internacionais", reforçou o secretário de Estado-adjunto.

Após mais de 50 anos sem relações diplomáticas, os Estados Unidos e Cuba anunciaram a 17 de dezembro de 2014 uma aproximação histórica entre os dois países, separados unicamente pelos 150 quilómetros do Estreito da Florida.

Depois de vários meses de rondas negociais, os líderes norte-americano e cubano, Barack Obama e Raul Castro, respetivamente, anunciaram a 01 de julho de 2015 o restabelecimento das relações diplomáticas e a abertura de embaixadas nas capitais de cada país.

Lusa

  • Drone inglês evita execução do Daesh na Síria
    2:08

    Mundo

    A Força Aérea britânica divulgou esta terça-feira um vídeo que mostra um drone a parar uma execução pública que estaria prestes a acontecer às mãos do Daesh, na Síria. As imagens, apesar de cortadas pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, mostram várias pessoas na rua, uma explosão e, depois, a fuga.

  • Atrás das Câmaras em Fátima
    2:48
  • PS quer reconquistar poder em Vila Viçosa
    2:06

    Autárquicas 2017

    Ana Catarina Mendes insistiu na ideia de que o PSD escolheu um modo perigoso de fazer campanha, ao insistir nas críticas à lei da imigração. Ana Catarina Mendes, secretária-geral adjunta do PS, esteve esta quarta-feira em campanha no distrito de Évora.

  • Troca de argumentos entre Medina e Cristas marca campanha em Lisboa
    2:34

    Autárquicas 2017

    Esta quarta-feira o dia de campanha em Lisboa ficou marcado por uma troca de argumentos entre Fernando Medina e Assunção Cristas. O atual presidente da Câmara acusa a candidata do CDS de não respeitar os lisboetas por admitir que pode não exercer o cargo de vereadora até ao fim do mandato. Já Assunção Cristas garante que se for eleita cumpre o mandato até ao fim.

  • Furacão Maria já causou pelo menos nove mortes

    Mundo

    O furacão Maria já causou pelo menos nove mortos durante a sua passagem pelas Antilhas Menores, tendo baixando para uma tempestade de grau três depois de atravessar Porto Rico, segundo as autoridades.

  • Como mudar um templo com 135 anos e 2 mil toneladas... de lugar

    Mundo

    Um templo budista do século XIX é um dos mais populares em Xangai, na China. Visitado diariamente por milhares de pessoas, precisava de ser relocalizado para evitar que uma tragédia acontecesse. E mesmo pesando cerca de duas mil toneladas, a missão acabou por se provar possível.

  • Casal morre com horas de diferença depois de 75 anos de casamento

    Mundo

    George e Jean Spear morreram no passado dia 15 de setembro, no hospital de Queensway Carleton, em Ottawa (Canadá), depois de terem celebrado 75 anos de casamento em agosto. A britânica de 94 anos conheceu o candaniano em 1941, num salão de bailes, em Londres. George Spear servia as Forças Armadas durante a Segunda Guerra Mundial.

    SIC