sicnot

Perfil

Mundo

Assinado acordo que restabelece voos diretos comerciais entre os EUA e Cuba

As ligações aéreas comerciais entre os Estados Unidos e Cuba, interrompidas há mais de 50 anos, vão ser brevemente retomadas e poderão representar até 110 voos regulares diários entre os dois países, foi hoje divulgado.

Este é o resultado de um memorando de entendimento hoje assinado em Havana pelos governos dos dois países.

"Hoje é um dia histórico na relação entre Cuba e os Estados Unidos. Estamos a assinar este memorando de entendimento para que, pela primeira vez em mais de cinco décadas, os Estados Unidos e Cuba tenham um serviço de transporte aéreo regular", afirmou o secretário dos Transportes norte-americano, Anthony R. Foxx, na capital cubana.

Apesar da lei norte-americana continuar a proibir as viagens a Cuba para atividades turísticas, este relançamento das ligações aéreas comerciais é encarada como mais uma prova do processo de aproximação entre Washington e Havana.

"A assinatura deste acordo vai marcar o início de uma nova etapa ao nível do transporte aéreo entre Cuba e os Estados Unidos, o que vai contribuir para o aprofundamento dos laços entre os dois países", afirmou o ministro cubano para a área dos Transportes, Adel Izquierdo Rodriguez.

Além de definir um serviço aéreo regular, o ministro cubano realçou que o memorando irá permitir que as companhias aéreas dos dois países realizem acordos comerciais de colaboração.

"Os dois governos reafirmaram ainda o compromisso de reforçar a sua já estreita cooperação em matéria de vigilância aérea e de segurança", acrescentou o secretário de Estado-adjunto norte-americano para a área dos Transporte, Thomas Engle, também presente na capital cubana.

As ligações aéreas entre Cuba e os Estados Unido foram suspensas há 53 anos, mas cerca de vinte voos 'charters', autorizados em meados da década de 1970, operam diariamente sob determinadas condições.

Segundo os responsáveis, as autoridades norte-americanas vão agora pedir às companhias aéreas norte-americanas que apresentem ao Departamento dos Transportes as rotas que gostariam de operar. As ligações regulares devem arrancar já no próximo verão.

"Numa primeira fase, as companhias aéreas norte-americanas estarão autorizadas a operar 20 voos regulares diários para a Havana, o principal mercado. Recordo que, atualmente, não há nenhum voo", referiu Thomas Engle.

"Além disso, dez voos diários vão ligar outras cidades cubanas a aeroportos abertos a voos internacionais", reforçou o secretário de Estado-adjunto.

Após mais de 50 anos sem relações diplomáticas, os Estados Unidos e Cuba anunciaram a 17 de dezembro de 2014 uma aproximação histórica entre os dois países, separados unicamente pelos 150 quilómetros do Estreito da Florida.

Depois de vários meses de rondas negociais, os líderes norte-americano e cubano, Barack Obama e Raul Castro, respetivamente, anunciaram a 01 de julho de 2015 o restabelecimento das relações diplomáticas e a abertura de embaixadas nas capitais de cada país.

Lusa

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • "O ministro não escondeu nem tapou"
    1:20

    Economia

    Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.

    Pedro Santana Lopes

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • Marinha resgata 138 migrantes ao largo de Lampedusa

    País

    A fragata da Marinha portuguesa D. Francisco de Almeida resgatou esta terça-feira, ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália, 138 migrantes, entre eles 15 mulheres e oito bebés, disse à Lusa fonte do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17