sicnot

Perfil

Mundo

Cameron e Hollande satisfeitos com esboço de acordo para evitar Brexit

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, e o Presidente francês, François Hollande, concordaram que o esboço das propostas de reforma da integração do Reino Unido na União Europeia (UE) dá "uma base firme" para um acordo esta semana.

© Philippe Wojazer / Reuters

A informação foi adiantada por um porta-voz de Cameron.

"Eles concordaram que se estão a fazer bons progressos na renegociação da posição do Reino Unido e que o esboço do texto do Conselho Europeu fornece uma base firme para alcançar um acordo na cimeira desta semana", avançou o porta-voz.

As negociações para a manutenção do Reino Unido na EU intensificaram-se durante o dia de segunda-feira e incluíram uma visita surpresa de Cameron a Paris e um alerta do presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, para o "risco de desmembramento" da UE.

No domingo, o chefe da diplomacia britânica, Philip Hammond, assegurou que as negociações vão continuar até ao último minuto, uma vez que algumas decisões "só podem ser tomadas pelos chefes de Estado e governo junto na mesma sala".

Na noite de segunda-feira, o primeiro-ministro francês, Manuel Valls, renovou os seus alertas contra o risco de uma "deslocação irreversível" da UE, que, considerou, seria o resultado de uma saída do Reino Unido do bloco europeu, possibilidade que no jargão comunitário se designa por 'Brexit'.

Em 02 de fevereiro, Tusk apresentou um pré-acordo para responder às reivindicações britânicas e evitar o 'Brexit', mas, das migrações à economia, passando pela economia, os temas delicados são numerosos.

Lusa

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Opinião

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Pj ainda não fez detenções relacionadas com atropelamento de adepto italiano
    1:52

    Desporto

    As autoridades policiais confirmaram à SIC que o atropelamento que fez este sábado uma vítima mortal, junto ao Estádio da Luz, não terá sido acidental. A Policia Judiciária já saberá quem foi o autor do atropelamento. O homem faria parte do grupo de adeptos do Benfica, que se envolveram em confrontos com adeptos do Sporting.