sicnot

Perfil

Mundo

Homens pequenos da ilha Flores não são Homo Sapiens

Os pequenos humanos que viveram na ilha indonésia há cerca de 15 mil anos não eram Homo Sapiens, mas sim uma espécie diferente. Um novo estudo vem agora trazer mais "achas para a fogueira" deste debate antropológico.

Ilustração do Homo floresiensis ou Hobbit por Bobin's Peter Schouten AM

Ilustração do Homo floresiensis ou Hobbit por Bobin's Peter Schouten AM

Crânio de Homo Florensis.

Crânio de Homo Florensis.

Em 2003 foram descobertos fósseis de esqueletos do que foi batizado Homo floresiensis - ou "hobbits", dada a sua pequena estatura, um metro de altura e cerca de 25kg.

A controvérsia estalou para saber se pertenciam a um ramo desconhecido de homens primitivos ou espécimes do homem moderno deformados por doença.

Um novo estudo, baseado na análise dos ossos do crânio, vem agora demonstrar que este povo não era Homo sapiens.

Paleontólogos do Museu de História Natural de França e da Universidade Paris-Descartes estudaram o crânio mais intacto dos 9 que foram descoberto na ilha Flores - denominado Liang Bua 1 ou LB1. Garantem que a conclusão "é inequívoca": "Não encontrámos características da nossa espécie" - ou seja, Homo Sapiens, afirma Antoine Balzeau, cientista do Museu de História Natural, no estudo publicado no Journal of Human Evolution.

Embora tenham encontrado vestígios de pequenas enfermidades, não havia nada correspondente às principais doenças genéticas outros investigadores tinham apontado como responsáveis para as diferenças entre Homo Sapiens e Homo Floresiensis.

  • Os (maus) hábitos do português ao volante
    1:31

    País

    Os condutores portugueses estão a usar cada vez mais o carro e cada vez menos os transportes públicos. Um inquérito apresentado esta terça-feira pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP) mostra que quase metade admite falar ao telemóvel enquanto conduz e cerca de um quinto já adormeceu ao volante enquanto conduzia.

  • E os nomeados são... conhecidos hoje

    Cultura

    São, esta terça-feira, conhecidos os nomeados para os Óscares. O anúncio vai ser feito a partir de Los Angeles quando forem 13h00 em Lisboa e seguido em direto numa emissão especial da SIC Notícias.

    Aqui a partir das 13:00

  • Centeno promete avançar com reformas para a zona euro
    1:45

    Economia

    Mário Centeno liderou esta segunda-feira a primeira reunião do Eurogrupo. O ministro das Finanças português prometeu pôr mãos à obra para reformar a zona euro e, sem se comprometer com datas, deixou a porta entreaberta à entrada da Bulgária na zona euro.

  • "Shutdown" nos EUA chegou ao fim
    1:05
  • Papa pede perdão a vítimas de abusos por ter usado expressão "menos feliz"
    1:21

    Mundo

    No final da visita à América Latina, já no avião de regresso a Roma, o Papa Francisco pediu desculpa às vítimas de abusos sexuais no Chile. O líder da Igreja católica considerou que utilzou uma expressão menos "feliz" quando saiu em defesa do bispo Juan Barros, exigindo "provas" a quem o acusa de não ter agido.