sicnot

Perfil

Mundo

Nicolas Sarkozy acusado de financiamento ilegal da sua campanha eleitoral

O antigo chefe de Estado francês Nicolas Sarkozy foi acusado de financiamento ilegal da sua campanha eleitoral para as presidenciais de 2012, anunciou hoje, em comunicado, o procurador da República de Paris.

Antigo presidente francês, Nicolas Sarkozy.

Antigo presidente francês, Nicolas Sarkozy.

© Stephane Mahe / Reuters

Nicolas Sarkozy foi ouvido hoje durante todo o dia pelo juiz de instrução, por irregularidades no financiamento da sua campanha eleitoral.

O antigo Presidente foi acusado no âmbito do caso "Bygmalion", que deve o seu nome a uma empresa de comunicação que emitiu falsas faturas de 18,5 milhões de euros para que a União por um Movimento Popular (UMP), principal força de direita, assumisse gastos que na verdade correspondiam à campanha eleitoral.

O esquema teria como objetivo evitar ultrapassar o máximo legal das despesas das campanhas, fixado em 16,8 milhões de euros para as candidaturas da primeira volta e 21,5 milhões para as da segunda.

Sarkozy perdeu essas eleições para o socialista François Hollande, atual Presidente da França.

Lusa

  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Mãe do guarda-redes da Chapecoense comove o Brasil
    1:37
  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.