sicnot

Perfil

Mundo

Nicolas Sarkozy acusado de financiamento ilegal da sua campanha eleitoral

O antigo chefe de Estado francês Nicolas Sarkozy foi acusado de financiamento ilegal da sua campanha eleitoral para as presidenciais de 2012, anunciou hoje, em comunicado, o procurador da República de Paris.

Antigo presidente francês, Nicolas Sarkozy.

Antigo presidente francês, Nicolas Sarkozy.

© Stephane Mahe / Reuters

Nicolas Sarkozy foi ouvido hoje durante todo o dia pelo juiz de instrução, por irregularidades no financiamento da sua campanha eleitoral.

O antigo Presidente foi acusado no âmbito do caso "Bygmalion", que deve o seu nome a uma empresa de comunicação que emitiu falsas faturas de 18,5 milhões de euros para que a União por um Movimento Popular (UMP), principal força de direita, assumisse gastos que na verdade correspondiam à campanha eleitoral.

O esquema teria como objetivo evitar ultrapassar o máximo legal das despesas das campanhas, fixado em 16,8 milhões de euros para as candidaturas da primeira volta e 21,5 milhões para as da segunda.

Sarkozy perdeu essas eleições para o socialista François Hollande, atual Presidente da França.

Lusa

  • Estacionamento às portas de Lisboa por 50 cêntimos/dia
    1:55

    País

    Lisboa vai ter novos parques de estacionamento, em zonas periféricas. O estacionamento vai custar 50 cêntimos por dia para condutores que tenham um título de transporte público válido.  A EMEL quer evitar a entrada de tantos carros no centro da cidade.