sicnot

Perfil

Mundo

Nicolas Sarkozy acusado de financiamento ilegal da sua campanha eleitoral

O antigo chefe de Estado francês Nicolas Sarkozy foi acusado de financiamento ilegal da sua campanha eleitoral para as presidenciais de 2012, anunciou hoje, em comunicado, o procurador da República de Paris.

Antigo presidente francês, Nicolas Sarkozy.

Antigo presidente francês, Nicolas Sarkozy.

© Stephane Mahe / Reuters

Nicolas Sarkozy foi ouvido hoje durante todo o dia pelo juiz de instrução, por irregularidades no financiamento da sua campanha eleitoral.

O antigo Presidente foi acusado no âmbito do caso "Bygmalion", que deve o seu nome a uma empresa de comunicação que emitiu falsas faturas de 18,5 milhões de euros para que a União por um Movimento Popular (UMP), principal força de direita, assumisse gastos que na verdade correspondiam à campanha eleitoral.

O esquema teria como objetivo evitar ultrapassar o máximo legal das despesas das campanhas, fixado em 16,8 milhões de euros para as candidaturas da primeira volta e 21,5 milhões para as da segunda.

Sarkozy perdeu essas eleições para o socialista François Hollande, atual Presidente da França.

Lusa

  • Criança de 2 anos desaparecida em Sintra

    País

    As autoridades estão este domingo a fazer buscas na zona do bairro de Santa Marta, em Casal de Cambra, Sintra, na sequência do alerta do desaparecimento de uma criança de dois anos, segundo fonte da PSP.

  • Fotografia que junta miss Israel e miss Iraque gera polémica
    1:28

    Mundo

    As candidatas a Miss Universo já se começaram a juntar em Las Vegas, nos Estados Unidos, onde irá decorrer a cerimónia, no próximo fim de semana. Um evento que já está a dar que falar e tudo por causa de uma fotografia, que junta as misses do Iraque e de Israel.