sicnot

Perfil

Mundo

ONU anuncia novas acusações de abuso sexual de menores por capacetes azuis

A ONU anunciou hoje quatro novas acusações de abuso sexual de menores por capacetes azuis procedentes da República Democrática do Congo (RDCongo) e destacados na República Centro-Africana.

Os alegados crimes ocorreram entre 2014 e 2015.

Os alegados crimes ocorreram entre 2014 e 2015.

© Siegfried Modola / Reuters

As vítimas, quatro menores de idade, residiam num acampamento para deslocados e os casos foram conhecidos depois de as Nações Unidas terem instado as populações locais a denunciar os factos, explicou em conferência de imprensa o porta-voz da ONU, Farhan Haq.

Os alegados crimes ocorreram entre 2014 e 2015 e a ONU está a trabalhar para garantir que as vítimas tenham acesso a assistência médica e psicológica, referiu o porta-voz.

Haq disse que a organização informou a RDCongo das acusações e pediu que confirme no prazo de dez dias se vai investigá-las. Caso contrário, a própria ONU realizará uma investigação, acrescentou.

A missão das Nações Unidas na República Centro-Africana (MINUSCA) teve conhecimento das denúncias no passado 11 de fevereiro através de agências humanitárias a trabalhar no terreno.

Este mês, a MINUSCA já tinha mandado repatriar 120 soldados da RDCongo e da República do Congo depois de ter tomado conhecimento de novos casos de abusos sexuais.

Nos últimos meses, a ONU recebeu dezenas de acusações de abuso de menores por parte de forças de paz destacadas naquele país africano, denúncias que levaram a organização a tomar medidas para tentar pôr termo a estes crimes e responder de forma adequada quando ocorrem.

Lusa

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".