sicnot

Perfil

Mundo

ONU anuncia novas acusações de abuso sexual de menores por capacetes azuis

A ONU anunciou hoje quatro novas acusações de abuso sexual de menores por capacetes azuis procedentes da República Democrática do Congo (RDCongo) e destacados na República Centro-Africana.

Os alegados crimes ocorreram entre 2014 e 2015.

Os alegados crimes ocorreram entre 2014 e 2015.

© Siegfried Modola / Reuters

As vítimas, quatro menores de idade, residiam num acampamento para deslocados e os casos foram conhecidos depois de as Nações Unidas terem instado as populações locais a denunciar os factos, explicou em conferência de imprensa o porta-voz da ONU, Farhan Haq.

Os alegados crimes ocorreram entre 2014 e 2015 e a ONU está a trabalhar para garantir que as vítimas tenham acesso a assistência médica e psicológica, referiu o porta-voz.

Haq disse que a organização informou a RDCongo das acusações e pediu que confirme no prazo de dez dias se vai investigá-las. Caso contrário, a própria ONU realizará uma investigação, acrescentou.

A missão das Nações Unidas na República Centro-Africana (MINUSCA) teve conhecimento das denúncias no passado 11 de fevereiro através de agências humanitárias a trabalhar no terreno.

Este mês, a MINUSCA já tinha mandado repatriar 120 soldados da RDCongo e da República do Congo depois de ter tomado conhecimento de novos casos de abusos sexuais.

Nos últimos meses, a ONU recebeu dezenas de acusações de abuso de menores por parte de forças de paz destacadas naquele país africano, denúncias que levaram a organização a tomar medidas para tentar pôr termo a estes crimes e responder de forma adequada quando ocorrem.

Lusa

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.