sicnot

Perfil

Mundo

Síria acusa Médicos Sem Fronteiras de ser "ramo dos serviços secretos franceses"

A Síria acusou hoje a associação Médicos Sem Fronteiras de ser "um ramo dos serviços secretos franceses" e negou ser responsável pelo bombardeamento de um dos seus hospitais no norte do país.

© Bassam Khabieh / Reuters

"Temos informação credível de que a coligação norte-americana atacou o hospital", disse hoje aos jornalistas o embaixador da Síria na Organização das Nações Unidas (ONU), Bashar Yarafi, que acusou as potências ocidentais de terem iniciado uma campanha para tentar responsabilizar a Síria e a sua associada Rússia do sucedido.

Bashar Yarafi aproveitou para atacar a Médicos Sem Fronteiras (MSF), organização que descreveu como sendo "um ramo dos serviços secretos franceses que operam na Síria".

De acordo com o embaixador, "o referido hospital foi instalado sem consultar previamente o Governo sírio", pelo que a própria organização deve "assumir as consequências" do ocorrido.

A MSF disse hoje que no ataque aéreo ao hospital da localidade de Maarat al Nuaman morreram pelo menos onze pessoas: cinco trabalhadores, cinco pacientes (entre estes um menor) e um acompanhante.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos apontou na segunda-feira a aviação russa como responsável pelo ataque, o que o Kremlin negou.

A ONU revelou na segunda-feira uma série de ataques com mísseis contra meia dúzia de edifícios médicos e educativos, um destes o hospital da MSF, nas províncias de Alepo e Idlib, no norte do país, nos quais morreram cerca de 50 pessoas.

Lusa

  • Fogos em OIeiros concentram mais meios

    País

    Os fogos em Oleiros, no distrito de Castelo Branco, são os mais preocupantes esta manhã para a Proteção Civil. São dois incêndios que mobilizam cerca de quinhentos bombeiros.

    Em atualização

  • Mulher muçulmana agredida por jovens em Madrid

    Mundo

    Uma mulher muçulmana de 38 anos ficou ferida depois de ter sido agredida por "dois ou três jovens" na quarta-feira junto à entrada da estação de metropolitano de Usera, em Madrid, disse hoje à Efe a Polícia Municipal.

  • Tufão Hato fez 16 mortos na China e Macau
    1:20
  • Festival EDP Vilar de Mouros começa hoje
    2:56

    Cultura

    Começa hoje o EDP Vilar de Mouros. O festival, que já tem mais 30% de bilhetes vendidos do que no ano passado, vai começar com a banda britânica The Veils. Capitão Fausto e Salvador Sobral são apenas dois dos nomes portugueses que vão marcar presença num evento que conta também com diversos artistas estrangeiros. A jornalista da SIC, Sílvia Lima Rato, falou com Paulo Ventura, da organização, e antecipa os destaques do cartaz do festival que decorre até sábado.

  • Porto Editora disponível para rever exercícios que possam ser discriminatórios
    2:16
  • Novo SUV da Volkswagen produzido na Autoeuropa
    1:09