sicnot

Perfil

Mundo

Condenado que tentou fugir do corredor da morte executado no Texas

O estado norte-americano do Texas executou na terça-feira um homem condenado por homicídio e que em 1998 tentou fugir do corredor da morte.

O grupo ativista "Innocence Project", que coordenou a defesa, assinalou  que Thibodeaux é o 18.º réu que se encontra no corredor da morte nos Estados  Unidos e que é libertado na sequência de testes de ADN (Reuters/Arquivo)

O grupo ativista "Innocence Project", que coordenou a defesa, assinalou  que Thibodeaux é o 18.º réu que se encontra no corredor da morte nos Estados  Unidos e que é libertado na sequência de testes de ADN (Reuters/Arquivo)

© Lucy Nicholson / Reuters

Gustavo García, de 43 anos, foi declarado morto às 18:26 (00:26 de quarta-feira em Lisboa) após receber uma injeção letal na prisão de Huntsville, indicou o Departamento de Justiça Criminal do Texas.

Na noite de Ação de Graças de 1998, após quase oito anos preso, García e outros seis condenados protagonizaram uma histórica tentativa de evasão que se saldou com a morte de Martin Gurule, o único dos sete que conseguiu saltar os muros da cadeia, mas que morreu pouco depois, supostamente afogado num córrego próximo do estabelecimento prisional.

Gurule ficou para a história como o primeiro preso a escapar do corredor da morte do Texas desde que em 1934 o mesmo feito tinha sido alcançado por um membro do grupo Bonnie e Clyde.

Pouco depois, e devido à tentativa de fuga, o Texas transferiu o seu corredor da morte -- que na altura contava com quase meio milhar de presos -- para a atual prisão de alta segurança de Polunsky, em Livingston.

Em dezembro de 1990, com 18 anos acabados de cumprir, García e o seu amigo Chistopher Vargas -- que tinha 15 -- decidiram assaltar um estabelecimento de bebidas perto de Dallas em busca de dinheiro e álcool.

Depois de obterem o que pretendiam, García matou, com um tiro na cabeça, o funcionário da loja. Quando a polícia chegou ao local, os dois homens tinham-se colocado em fuga.

Em janeiro de 1991, decidiram repetir o golpe, desta feita, definindo como alvo uma gasolineira, também na mesma zona.

Roubaram cerveja, esvaziaram a caixa registadora e mataram, também com a tiro na cabeça, um funcionário, Gregory Martin.

Contudo, Martin estava a falar ao telefone com a sua noiva quando os assaltantes chegaram ao local e ela avisou a polícia, que encontrou García escondido numa arca frigorífica e acabou por deter todos os envolvidos no assalto.

Os investigadores ligaram os dois casos uma vez que a arma usada foi a mesma.

García tornou-se n o terceiro preso executado este ano no Texas e o sexto nos Estados Unidos.

Desde que a pena capital foi restaurada, há 40 anos, os Estados Unidos executaram 1.428 presos, 534 dos quais no Texas.

Lusa

  • Marcelo lembra as consequências da demissão de Vítor Gaspar
    1:06

    Caso CGD

    O Presidente da República reitera que o assunto Caixa Geral de Depósitos está fechado. Em entrevista à TVI, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou esta segunda-feira as consequências que a demissão de Vítor Gaspar, ministro das Finanças em 2013, provocou no sistema financeiro para justificar o facto de ter intervindo na polémica com as SMS trocadas entre Mário Centeno e António Domingues.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Pelo menos 18 detidos em protestos no Rio de Janeiro

    Mundo

    Pelo menos 18 pessoas foram esta segunda-feira detidas no Rio de Janeiro, Brasil, depois de confrontos com a polícia durante um protesto contra a privatização da empresa pública de saneamento, que serve o terceiro estado mais povoado do país.

  • O momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado
    1:21

    Mundo

    A investigação ao homicídio do meio-irmão do líder da Coreia do Norte no aeroporto da capital da Malásia está a provocar uma crise diplomática entre os dois países. Esta segunda-feira, um canal de televisão japonês divulgou imagens das câmaras de vigilância do aeroporto que alegadamente captam o momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.