sicnot

Perfil

Mundo

Autoridades iraquianas procuram material radioativo desaparecido

As autoridades iraquianas procuram uma substância radioativa desaparecida no sul do país há mais de três meses.

O sul do Iraque concentra a maior parte da indústria petrolífera do país e a maioria do petróleo bruto iraquiano é exportada via Baçorá.

O sul do Iraque concentra a maior parte da indústria petrolífera do país e a maioria do petróleo bruto iraquiano é exportada via Baçorá.

© Ahmed Saad / Reuters

A empresa norte-americana de petróleo e gás Weatherford informou a 15 de novembro a comissão ambiental da província de Baçorá do desaparecimento de material radioativo, disse o diretor do departamento de radiação da comissão, Khajak Ferwir.

As buscas pelo material prosseguem, acrescentou.

A exposição ao material em causa, que no máximo serão várias gramas de irídio 192, pode provocar queimaduras a curto prazo e cancro a longo prazo.

O irídio 192 não pode ser usado para produzir uma bomba de fissão nuclear, mas pode ser disseminado através de explosivos convencionais numa chamada "bomba suja", embora a quantidade em falta seja provavelmente insuficiente para esse fim.

O material desaparecido pertence à empresa turca SGS e é usado para detetar fugas ou outras falhas em tubos soldados, segundo um responsável da segurança de Baçorá.

Apesar de pertencer à empresa turca, que tem um contrato com a Weatherford, o material desapareceu de um armazém da companhia norte-americana, acrescentou.

O material é considerado como desaparecido, e não roubado, precisou por seu lado um membro da comissão de segurança da província, Jabbar al-Saadi.

O sul do Iraque concentra a maior parte da indústria petrolífera do país e a maioria do petróleo bruto iraquiano é exportada via Baçorá.

Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC