NASA lança telescópio espacial com vista cem vezes mais ampla que a do Huble

A agência espacial norte-americana NASA vai lançar um telescópio espacial com vista cem vezes mais ampla do que a do Huble, em meados da década de 2020, após o lançamento do James Webb em 2018.

© NASA NASA / Reuters

Depois de vários anos de estudos preparatórios, a NASA anunciou hoje em comunicado o início oficial da missão astrofísica do telescópio Wide Field Infrared Survey, que ajudará a desvendar os segredos do universo.

Espera-se que o telescópio contribua para resolver os mistérios da energia e da matéria negra, explorar a evolução do Cosmos, descobrir novos mundos além do sistema solar e avançar na pesquisa de mundos que possam ser aptos para a vida.

«Esta missão combina de maneira única a capacidade para descobrir e caracterizar planetas além do nosso sistema solar, com a sensibilidade e as óticas para ver com amplitude e profundidade o Universo em busca de resolver os mistérios da energia negra e da matéria negra», afirmou o astronauta e administrador associado do diretório de missões científicas da NASA, John Grunsfeld.

O novo observatório analisará amplas regiões do céu com raios de luz quase infravermelha, para responder às questões fundamentais sobre a estrutura e a evolução do Universo e aumentar o conhecimento dos planetas que estão além do sistema solar.

Comparando os dados dos vários instrumentos do observatório, os investigadores poderão entender melhor a física e a origem das atmosferas e procurar sinais químicos em ambientes aptos para a vida.

O lançamento do telescópio está previsto para meados da década de 2020. O observatório começará a funcionar depois de viajar até um ponto de equilíbrio gravitacional, conhecido como «Terra-Sol L2», que se encontra a mais de um milhão e meio de quilómetros da Terra, em direção oposta ao Sol.

• Celebridades protestam contra Donald Trump

Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

• "Há sobretudo um fosso entre o discurso que Trump faz e os discursos de Obama"

Opinião

Cândida Pinto e Ricardo Costa estiveram no Jornal da Noite da SIC, onde analisaram a tomada de posse de Donald Trump. O Diretor de Informação da SIC disse que o discurso de Trump "mexe com a sua base de apoio" e defende que "a grande questão não vai ser a relação com a Rússia, mas sim com a China". Já a Editora de internacional disse que o discurso foi "voltado para dentro, nacionalista, partidarista, com ataque à elite de Washington".

Ricardo Costa e Cândida Pinto

• Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

• Encontrados dez sobreviventes no hotel engolido por um avalanche em Itália
  • Videoclipe mostra mulheres a fazer tudo o que é proibido na Arábia Saudita

Um grupo de mulheres canta, dança e faz outras coisas proibidas na Arábia Saudita como forma de protesto. O vídeo é uma crítica social à forma como as mulheres islâmicas são tratadas pelos maridos. Na letra constam frases como "Faz com que os homens desapareçam da terra" e "Eles provocam-nos doenças psicológicas". A ideia partiu de um homem, Majed al-Esa e já conta com 5 milhões de visualizações.

Patrícia Almeida