sicnot

Perfil

Mundo

Cameron com ministros para obter apoio ao acordo com Bruxelas

David Cameron está hoje reunido com os ministros para conseguir apoio para o acordo alcançado, esta sexta-feira, em Bruxelas.

David Cameron, primeiro-ministro britânico.

David Cameron, primeiro-ministro britânico.

Dylan Martinez

O primeiro-ministro irá, também, anunciar a data para o referendo que pergunta aos ingleses se querem permanecer ou sair da União Europeia.

O encontro decorre um dia depois de Cameron ter conseguido negociar, em Bruxelas, um estatuto especial para o Reino Unido.


As concessões obtidas pelos restantes membros passa por manter o país fora do Euro e dos resgates financeiros e com regras excepcionais relativamente ao acolhimento de imigrantes europeus. O acordo determina que estes só passem a ter acesso a assistência social no Reino Unido, após quatro anos de trabalho no país.
Agora reunido com o Governo, Cameron enfrenta, apesar do alcance das negociações com Bruxelas, algum cepticismo dentro do partido conservador onde vários questionam os benefícios de manter os laços com a União Europeia.

  • Reino Unido na UE com garantias de estatuto especial
    2:37

    Mundo

    O Reino Unido chegou a acordo com Bruxelas quanto à sua permanência na União Europeia e consegue garantias de estatuto especial. Entre as cedências dos 27 países, está a questão da assistência social para os imigrantes europeus que na Grã-Bretanha. A partir de 2020, só passam a ter direito a receber apoio social após quatro anos de trabalho no país.

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Costa confiante no crescimento da economia e das exportações
    1:09

    Economia

    O primeiro-ministro manifestou confiança no crescimento da economia e das exportações. À margem da cerimónia dos 25 anos da Auto Europa em Portugal, António Costa deu vários exemplos de investimento estrangeiro, feito nas últimas semanas no país, e disse que os dados económicos recentes são positivos.

  • Turista italiano assassinado em favela do Rio de Janeiro
    1:01

    Mundo

    Um turista italiano de 52 anos foi assassinado numa favela do Rio de Janeiro, no Brasil, enquanto viajava com um amigo. Após várias horas com o gangue autor do crime, o amigo que se encontrava com a vítima acabou por ser libertado.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47

    Mundo

    Uma marca polaca de leilões fez um vídeo tocante que está a gerar uma onda de comoção na internet. O anúncio já foi visto mais de oito milhões de vezes e é já considerado um dos melhores do ano.