sicnot

Perfil

Mundo

Cameron com ministros para obter apoio ao acordo com Bruxelas

David Cameron está hoje reunido com os ministros para conseguir apoio para o acordo alcançado, esta sexta-feira, em Bruxelas.

David Cameron, primeiro-ministro britânico.

David Cameron, primeiro-ministro britânico.

Dylan Martinez

O primeiro-ministro irá, também, anunciar a data para o referendo que pergunta aos ingleses se querem permanecer ou sair da União Europeia.

O encontro decorre um dia depois de Cameron ter conseguido negociar, em Bruxelas, um estatuto especial para o Reino Unido.


As concessões obtidas pelos restantes membros passa por manter o país fora do Euro e dos resgates financeiros e com regras excepcionais relativamente ao acolhimento de imigrantes europeus. O acordo determina que estes só passem a ter acesso a assistência social no Reino Unido, após quatro anos de trabalho no país.
Agora reunido com o Governo, Cameron enfrenta, apesar do alcance das negociações com Bruxelas, algum cepticismo dentro do partido conservador onde vários questionam os benefícios de manter os laços com a União Europeia.

  • Reino Unido na UE com garantias de estatuto especial
    2:37

    Mundo

    O Reino Unido chegou a acordo com Bruxelas quanto à sua permanência na União Europeia e consegue garantias de estatuto especial. Entre as cedências dos 27 países, está a questão da assistência social para os imigrantes europeus que na Grã-Bretanha. A partir de 2020, só passam a ter direito a receber apoio social após quatro anos de trabalho no país.

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.