sicnot

Perfil

Mundo

NASA recebeu mais de 18.300 currículos em processo de recrutamento de astronautas

A NASA recebeu mais de 18.300 currículos em resposta ao apelo para recrutar astronautas, número que representa de longe um recorde de candidatos, anunciou hoje a agência espacial norte-americana.

Patrick Semansky

Este número é quase o triplo de 2012, o mais recente recrutamento e passa largamente o recorde precedente de 8 mil candidaturas apresentadas em 1978.

«Não é surpreendente que tantos norte-americanos, de diferentes formações e experiências, queiram contribuir para preparar a nossa viagem a Marte», afirmou o chefe da NASA, Charlie Bolden, um antigo astronauta.

O período de apresentação de candidaturas abriu a 14 de dezembro e encerrou a 18 de fevereiro.

A NASA vai passar os próximos 18 meses a selecionar oito a catorze pessoas que irão juntar-se ao corpo de astronautas. Os nomes serão anunciados em meados de 2017.

O gabinete de seleção da NASA irá convidar os mais qualificados para entrevistas no Centro Espacial Johnson, em Houston, no estado do Texas, antes de fazer a seleção final dos candidatos. Estes irão iniciar um treino de dois anos, durante o qual irão frequentar um curso de russo para trabalharem com cosmonautas na Estação Espacial Internacional.

Lusa

  • Sporting de Braga eliminado da Liga Europa
    2:01
  • Dissolução da União Soviética aconteceu há 25 anos

    Mundo

    Assinalaram-se esta quinta-feira 25 anos desde o fim do acordo que sustentava a União Soviética. A crise começou em 80, mas aprofundou-se nos anos 90 com a ascensão de movimentos nacionalistas em praticamente todas as repúblicas soviéticas.