sicnot

Perfil

Mundo

NASA recebeu mais de 18.300 currículos em processo de recrutamento de astronautas

A NASA recebeu mais de 18.300 currículos em resposta ao apelo para recrutar astronautas, número que representa de longe um recorde de candidatos, anunciou hoje a agência espacial norte-americana.

Patrick Semansky

Este número é quase o triplo de 2012, o mais recente recrutamento e passa largamente o recorde precedente de 8 mil candidaturas apresentadas em 1978.

«Não é surpreendente que tantos norte-americanos, de diferentes formações e experiências, queiram contribuir para preparar a nossa viagem a Marte», afirmou o chefe da NASA, Charlie Bolden, um antigo astronauta.

O período de apresentação de candidaturas abriu a 14 de dezembro e encerrou a 18 de fevereiro.

A NASA vai passar os próximos 18 meses a selecionar oito a catorze pessoas que irão juntar-se ao corpo de astronautas. Os nomes serão anunciados em meados de 2017.

O gabinete de seleção da NASA irá convidar os mais qualificados para entrevistas no Centro Espacial Johnson, em Houston, no estado do Texas, antes de fazer a seleção final dos candidatos. Estes irão iniciar um treino de dois anos, durante o qual irão frequentar um curso de russo para trabalharem com cosmonautas na Estação Espacial Internacional.

Lusa

  • Governo vai avaliar situação da associação Raríssimas
    1:41

    País

    O Governo promete avaliar a situação da instituição Raríssimas e agir em conformidade, depois da denúncia de alegadas irregularidades na gestão financeira. A presidente da instituição terá usado dinheiro da Raríssimas para gastos pessoais como vestidos de alta-costura e alimentação. Esta é uma instituição que apoia doentes e famílias que convivem de perto com doenças raras. 

  • Diáconos permanentes: quem são e que cargo ocupam na comunidade católica
    10:04
  • Múmia quase intacta descoberta em Luxor
    1:23

    Mundo

    O Egito anunciou, este sábado, a descoberta de dois pequenos túmulos com 3.500 anos na cidade de Luxor. Foram também encontrados uma múmia em bom estado de conservação, uma estátua do deus Ámon Ra e centenas de artefactos de madeira e cerâmica ou pinturas intactas.