sicnot

Perfil

Mundo

Advogados de Assange pedem revogação do mandado de detenção europeu

A defesa de Julian Assange pediu hoje a um tribunal de Estocolmo que revogue o mandado de detenção europeu emitido em 2010 contra o fundador do Wikileaks por uma acusação de violação.

reuters

advogados de defesa basearam o pedido no parecer, divulgado a 05 de fevereiro por um grupo de trabalho da ONU, que considerou Assange, refugiado desde 2012 na embaixada do Equador em Londres para evitar a extradição para a Suécia, vítima de detenção arbitrária.

A defesa pede agora para, à luz deste novo elemento, relançar o processo de contestação do mandado de detenção europeu, que perdeu anteriormente no tribunal de recurso de Estocolmo e no Supremo Tribunal da Suécia.

"Queremos que reexaminem a decisão e que a anulem", disse um dos advogados, Tomas Olsson, à agência France Presse.

"Penso que (o parecer da ONU) é um facto importante e que deve ser tido em conta", acrescentou.

O mandado de detenção europeu foi emitido em novembro de 2010 para ouvir o australiano sobre acusações de delitos sexuais apresentadas três meses antes por uma cidadã sueca.

Assange, que nega as acusações, considerou o parecer da ONU uma "vitória histórica".

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC