sicnot

Perfil

Mundo

Camboja investiga eventual surto de VIH

As autoridades de saúde do Camboja investigam um eventual surto de VIH (Vírus de Imunodeficiência Humana, o vírus da Sida), realizando centenas de testes numa aldeia depois de 14 pessoas terem dado positivo.

© Pring Samrang / Reuters


Ly Peng Sun, diretor do Centro Nacional de VIH, afirmou que decorrem movimentações para que todos os habitantes da aldeia de Peam, a norte da capital, Phnom Penh, sejam submetidos a exames depois de 14 pessoas terem testado positivo ao vírus no início do corrente mês.

"Mais de 140 pessoas vieram fazer o teste [hoje] e os resultados conhecidos até ao momento mostram que cerca de 50 deram negativo ao VIH", explicou o mesmo responsável.

As taxas de VIH são elevadas no Camboja, embora o país tenha melhorado no combate ao vírus nos últimos anos.

Contudo, os receios aumentaram depois de um recente surto numa outra aldeia ter deixado mais de 200 pessoas infetadas.

Esse surto foi rastreado e um médico, sem licença, que reutilizava seringas, foi preso.

Lusa

  • A menina síria que relata a guerra no Twitter está bem, diz o pai

    Mundo

    Bana Alabed, a menina síria de 7 anos que conta no Twitter a luta pela sobrevivência e os horrores da guerra em Alepo, teve de abandonar a sua casa que foi bombardeada mas está bem, disse hoje o seu pai à Agência France Press. A conta esteve fechada domingo, mas foi entretanto reativada e tem hoje uma nova publicação de Bana.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.