sicnot

Perfil

Mundo

Camboja investiga eventual surto de VIH

As autoridades de saúde do Camboja investigam um eventual surto de VIH (Vírus de Imunodeficiência Humana, o vírus da Sida), realizando centenas de testes numa aldeia depois de 14 pessoas terem dado positivo.

© Pring Samrang / Reuters


Ly Peng Sun, diretor do Centro Nacional de VIH, afirmou que decorrem movimentações para que todos os habitantes da aldeia de Peam, a norte da capital, Phnom Penh, sejam submetidos a exames depois de 14 pessoas terem testado positivo ao vírus no início do corrente mês.

"Mais de 140 pessoas vieram fazer o teste [hoje] e os resultados conhecidos até ao momento mostram que cerca de 50 deram negativo ao VIH", explicou o mesmo responsável.

As taxas de VIH são elevadas no Camboja, embora o país tenha melhorado no combate ao vírus nos últimos anos.

Contudo, os receios aumentaram depois de um recente surto numa outra aldeia ter deixado mais de 200 pessoas infetadas.

Esse surto foi rastreado e um médico, sem licença, que reutilizava seringas, foi preso.

Lusa

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Opinião

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • Pj ainda não fez detenções relacionadas com atropelamento de adepto italiano
    1:52

    Desporto

    As autoridades policiais confirmaram à SIC que o atropelamento que fez este sábado uma vítima mortal, junto ao Estádio da Luz, não terá sido acidental. A Policia Judiciária já saberá quem foi o autor do atropelamento. O homem faria parte do grupo de adeptos do Benfica, que se envolveram em confrontos com adeptos do Sporting.