sicnot

Perfil

Mundo

Obama vai indicar 13 potenciais locais nos EUA para transferir detidos de Guantanamo

O plano para o encerramento de Guantanamo que será hoje apresentado pelo Presidente norte-americano, Barack Obama, indica 13 potenciais locais nos Estados Unidos para onde os detidos daquela prisão militar poderão ser transferidos, indicou um responsável norte-americano.

Base Naval de Guantanamo.

Base Naval de Guantanamo.

reuters

Preparado durante meses, o plano prevê a transferência entre 30 a 60 presos para o território norte-americano, segundo a mesma fonte governamental, que falou sob anonimato.

O documento será entregue no Congresso norte-americano pouco antes de uma declaração de Obama na Casa Branca, prevista para as 10:30 locais (15:30 de Lisboa).

Localizada no sul da ilha de Cuba, a prisão militar norte-americana de Guantánamo foi criada após os atentados de 11 de setembro de 2001 para acolher suspeitos de terrorismo.

O encerramento de Guantánamo é uma das promessas da administração do Presidente Barack Obama, desde que chegou ao poder em 2009, mas o processo de esvaziamento da prisão militar têm sido marcado por várias perturbações.

A oposição do Congresso norte-americano e a relutância dos países em acolherem suspeitos de terrorismo têm sido apontados como os principais obstáculos ao cumprimento da promessa de Obama.

Lusa

  • Rúben Lima nega crimes de corrupção no processo Cashball
    6:04

    Desporto

    Rúben Lima, um dos oito jogadores suspeitos de terem sido aliciados por intermediários ao serviço do Sporting para beneficiar o clube de Alvalade, nega todos os crimes investigados pela Polícia Judiciária. Numa entrevista exclusiva à SIC, o jogador do Moreirense garante que não conhece nenhum dos quatro arguidos detidos no âmbito do processo Cashball.

    Exclusivo SIC

  • Partido Podemos com votação inédita em Espanha
    1:32

    Mundo

    Há uma votação inédita em Espanha. O Podemos começou esta terça-feira a decidir a continuidade do líder do partido, depois de Pablo Iglesias e a companheira terem comprado uma casa de 600 mil euros.

  • A maior obra de reconversão urbana em Portugal 20 anos depois
    3:47