sicnot

Perfil

Mundo

Obama vai indicar 13 potenciais locais nos EUA para transferir detidos de Guantanamo

O plano para o encerramento de Guantanamo que será hoje apresentado pelo Presidente norte-americano, Barack Obama, indica 13 potenciais locais nos Estados Unidos para onde os detidos daquela prisão militar poderão ser transferidos, indicou um responsável norte-americano.

Base Naval de Guantanamo.

Base Naval de Guantanamo.

reuters

Preparado durante meses, o plano prevê a transferência entre 30 a 60 presos para o território norte-americano, segundo a mesma fonte governamental, que falou sob anonimato.

O documento será entregue no Congresso norte-americano pouco antes de uma declaração de Obama na Casa Branca, prevista para as 10:30 locais (15:30 de Lisboa).

Localizada no sul da ilha de Cuba, a prisão militar norte-americana de Guantánamo foi criada após os atentados de 11 de setembro de 2001 para acolher suspeitos de terrorismo.

O encerramento de Guantánamo é uma das promessas da administração do Presidente Barack Obama, desde que chegou ao poder em 2009, mas o processo de esvaziamento da prisão militar têm sido marcado por várias perturbações.

A oposição do Congresso norte-americano e a relutância dos países em acolherem suspeitos de terrorismo têm sido apontados como os principais obstáculos ao cumprimento da promessa de Obama.

Lusa

  • Obrigada a vir dos EUA, de 3 em 3 semanas, para ver o filho
    2:00

    País

    O episódio de hoje de Vidas Suspensas envolve uma médica dentista norte-americana e um português. Um exemplo do que acontece a muitos portugueses que casam com estrangeiros: quando se divorciam, coloca-se a questão de saber para que país vão os filhos.

    Hoje na SIC

  • "Não era o jogo ideal para estreia do videoárbitro"
    4:50
  • Tubarão com 2,7 metros salta para dentro de barco e ataca pescador

    Mundo

    Um australiano foi atacado por um tubarão branco quando estava a pescar na sua embarcação, em Evan Heads, Nova Gales do Sul, na costa Este da Austrália. O animal, com cerca de 200 quilos e 2,7 metros de comprimento, saltou para dentro do barco, derrubou o pescador e mordeu-lhe no braço.

    SIC

  • Uma em cada dez crianças já foi vítima de cyberbullying
    10:41
  • "Sou Presidente de uma pátria com os melhores bombeiros do mundo"
    1:20

    País

    O Presidente da Liga dos Bombeiros, Jaime Marta Soares, avisou este domingo o Governo de que os bombeiros admitem usar o machado da paz para fazer a guerra. Marcelo Rebelo de Sousa destacou o orgulho que sente em ser "Presidente de uma pátria que tem os melhores bombeiros do mundo".