sicnot

Perfil

Mundo

Riade acusa Rússia e regime de Damasco de violarem trégua na Síria

O ministro dos Negócios Estrangeiros saudita, Adel al-Jubeir, acusou hoje a Rússia e o regime do Presidente Bachar al-Assad de "violarem a trégua" acordada na Síria, depois das denúncias russas.

Adel al-Jubeir, ministro dos Negócios Estrangeiros saudita.

Adel al-Jubeir, ministro dos Negócios Estrangeiros saudita.

© Max Rossi / Reuters (Arquivo)

"Há violações da trégua da parte da aviação russa e da aviação do regime sírio", declarou o ministro, numa conferência de imprensa em Riade.

Os principais intervenientes no conflito sírio acusam-se, assim, mutuamente de terem violado o cessar-fogo.

O general Serguei Kouralenko, responsável pelo centro russo para a reconciliação dos partidos beligerantes na Síria, acusou os insurgentes de terem quebrado por nove vezes o acordo de final das hostilidades iniciado por Washington e Moscovo, acrescentando que, de "maneira geral, o cessar-fogo na Síria (estava) a ser concretizado".

Já o porta-voz do alto comité das negociações respondeu que no "sábado, houve 15 violações (da trégua) pelas forças do regime, das quais duas pelo (movimento chiita libanês) Hezbollah".

Mas, "globalmente, está bem melhor do que antes e as pessoas sentem-se bem", salientou o responsável Salem al-Meslet a partir de Riade, onde está a sede do alto comité.

Aviões bombardearam na madrugada de hoje seis localidades da província de Alepo, no norte, e de Hama, no centro do país, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos e o seu diretor precisou que estas intervenções causaram um morto.

Nas grandes cidades sírias, os habitantes saíram hoje de casa para fazer as suas compras depois de uma noite pacífica, aproveitando uma calma que não é habitual, e os alunos, habituados a caminhar perto das paredes, andavam no meio da rua, segundo relatam correspondentes da AFP.

Lusa

  • Cessar-fogo na Síria não silenciou som das bombas
    2:05

    Mundo

    O cessar-fogo que entrou hoje em vigor na Síria não silenciou por completo a artilharia e som das bombas. Apesar da calma tensa vivida nas principais cidades, há registo de incidentes esporádicos. Os grupos que não estão incluídos no acordo, como o daesh, aproveitaram o caminho aberto pelas tréguas

  • Cumprimento do cessar-fogo na Síria avaliado esta tarde
    1:47

    Mundo

    Uma nova reunião do grupo de trabalho sobre a Síria realiza-se esta tarde, em Genebra, para avaliar como foi respeitado o cessar-fogo nas primeiras horas desde a sua entrada em vigor. O anúncio foi feito pelo enviado especial da ONU para o país, Staffan de Mistura, durante uma conferência de imprensa na cidade suíça, depois da sua intervenção perante o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.

  • Cessar-fogo na Síria já entrou em vigor

    Mundo

    O cessar-fogo na Síria entrou esta noite em vigor. O acordo entre os Estados Unidos e a Rússia, aceite pelo regime de Bashar al-Assada e por 100 fações da oposição, começou à meia-noite, hora local, 22 horas em Lisboa.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.