sicnot

Perfil

Mundo

Combate entre regime e Daesh faz 40 mortos em Alepo

Bombardeamentos e confrontos entre as forças leais ao regime sírio e o grupo Daesh fizeram ontem 40 mortos, no sudeste da província de Alepo, informou hoje o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

reuters

Do total de mortos, 26 pertenciam ao Estado Islâmico (EI), enquanto 14 eram efetivos governamentais, que perderam a vida nos combates nas imediações da localidade de Janaser.

A organização não-governamental assinalou que as tropas do regime sírio avançaram nessa zona e retomaram o controlo da estrada que une Janaser a Azariya, na província vizinha de Hama

Esta ligação é estratégica na medida em que por ela passa a única linha de abastecimento que junta as duas áreas nas mãos das autoridades em Aleppo com partes do centro e oeste do país.

Os combates foram acompanhados por bombardeamentos da aviação síria contra posições dos 'jihadistas', e também tiveram como alvo outras áreas do leste e nordeste de Aleppo, no poder dos extremistas do EI, como Al Bab, Tadaf e Deir Hafer.

No passado dia 24, após uma ofensiva, o EI tomou o controlo da estratégica localidade de Janaser, que foi recuperada dois dias depois pelos efetivos do regime síria, que mantêm confrontos com os 'jihadistas' nesta zona desde então.

A trégua, definida para durar duas semanas, em vigor desde o passado sábado, dia 27, não abrange os combates contra o grupo extremista Estado Islâmico e contra o ramo sírio da Al-Qaida, a Frente al-Nosra, que controlam cerca de metade do território.

A guerra na Síria, que dura há cinco anos, já fez mais de 270.000 mortos e mais de quatro milhões de refugiados.

  • PSD está a "perder terreno" na escolha de candidato a Lisboa
    1:46

    País

    Quem o diz é Luís Marques Mendes: o PSD perde na demora da escolha de um candidato para a Câmara de Lisboa. O líder Passos Coelho rejeita apoiar a candidatura de Assunção Cristas e garante que o partido vai ter um candidato próprio. Segundo o comentador da SIC, o último convite foi dirigido a José Eduardo Moniz.

  • Trump não escreve todos os tweets, mas dita-os

    Mundo

    O Presidente eleito dos EUA não escreve todos os tweets que são publicados na sua conta desta rede social, mas dita-os aos seus funcionários. Numa entrevista a um ex-secretário de Estado britânico, Donald Trump explica como usa a sua conta e garante que depois de ser investido Presidente, vai continuar a usar o Twitter para defender-se da "imprensa desonesta".

  • Depressão pode ser mais prejudicial para o coração do que a hipertensão

    Mundo

    Um estudo recente estabelece uma nova ligação entre depressão e distúrbios cardíacos. De acordo com a investigação publicada na revista Atheroscleroses, o risco de vir a sofrer de uma doença cardíaca grave é quase tão elevado para os homens que sofram de depressão, do que para os que tenham colesterol elevado ou obesidade, e pode mesmo ser maior do que para os que sofram de hipertensão.

  • "Estar na Web Summit foi dizer em empreendedorês: estamos vivos, estamos aqui!"

    Web Summit

    No seguimento da entrevista à blogger Sara Riobom, que conhecemos durante a WebSummit, trazemos a história de outro jovem português (que não trabalha sozinho) que esteve no evento, em Lisboa, a promover a sua startup. Quis o acaso e as peripécias do direto e do destino que acabasse por receber um visitante ilustre e especial no seu stand: nada mais nada menos do que o primeiro-ministro, António Costa. Recentemente estiveram no Shark Tank, onde conseguiram captar a atenção de um dos “tubarões” do programa da SIC. Mas o que queremos saber é…

    Martim Mariano