sicnot

Perfil

Mundo

Combate entre regime e Daesh faz 40 mortos em Alepo

Bombardeamentos e confrontos entre as forças leais ao regime sírio e o grupo Daesh fizeram ontem 40 mortos, no sudeste da província de Alepo, informou hoje o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

reuters

Do total de mortos, 26 pertenciam ao Estado Islâmico (EI), enquanto 14 eram efetivos governamentais, que perderam a vida nos combates nas imediações da localidade de Janaser.

A organização não-governamental assinalou que as tropas do regime sírio avançaram nessa zona e retomaram o controlo da estrada que une Janaser a Azariya, na província vizinha de Hama

Esta ligação é estratégica na medida em que por ela passa a única linha de abastecimento que junta as duas áreas nas mãos das autoridades em Aleppo com partes do centro e oeste do país.

Os combates foram acompanhados por bombardeamentos da aviação síria contra posições dos 'jihadistas', e também tiveram como alvo outras áreas do leste e nordeste de Aleppo, no poder dos extremistas do EI, como Al Bab, Tadaf e Deir Hafer.

No passado dia 24, após uma ofensiva, o EI tomou o controlo da estratégica localidade de Janaser, que foi recuperada dois dias depois pelos efetivos do regime síria, que mantêm confrontos com os 'jihadistas' nesta zona desde então.

A trégua, definida para durar duas semanas, em vigor desde o passado sábado, dia 27, não abrange os combates contra o grupo extremista Estado Islâmico e contra o ramo sírio da Al-Qaida, a Frente al-Nosra, que controlam cerca de metade do território.

A guerra na Síria, que dura há cinco anos, já fez mais de 270.000 mortos e mais de quatro milhões de refugiados.

  • Primeiro-ministro holandês liga a Costa para explicar palavras de Dijsselbloem
    2:23

    País

    António Costa pediu que Djisselbloem desaparecesse da Presidência do Eurogrupo. Após esta tomada de posição, o primeiro-ministro holandês ligou para Costa na semana passada a dar explicações. Contudo, o primeiro-ministro português não recua e volta a dizer que Dijsselbloem não tem condições para continuar, na sequência das declarações sobre copos e mulheres. Os eurodeputados do Partido Popular Europeu reforçaram também esta terça-feira o pedido de demissão.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa. A Direção-Geral de Saúde vai divulgar ainda esta terça-feira as normas de orientação clínica para que os médicos possam lidar da melhor maneira com este surto.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho

  • Incêndio num estádio em Xangai destrói parte da bancada

    Mundo

    O Estádio Hongkou da equipa chinesa Shanghai Shenhua foi atingido esta terça-feira por um incêndio que acabou por danificar parte da bancada e algumas salas no interior da infraestrutura. Para o local, foi enviada uma equipa de bombeiros que conseguiu controlar as chamas.