sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 40 mortos em atentado contra quartel no Iraque

Pelo menos 40 soldados das forças iraquianas, incluindo um general, morreram hoje num atentado perpetrado por dois terroristas suicidas contra a sede das forças armadas na zona de Hadiza, na província oriental de Al Anbar.

reuters

No quartel, os atacantes fizeram explodir cintos com explosivos, que transportavam consigo, disse uma fonte da segurança de Ramadi, capital de Al Anbar.

Além do general, morreram no atentado seis oficiais do exército e 33 soldados do terceiro batalhão, dependente do comando de operações de Al Yazira al Badia.

Depois do atentado, as forças iraquianas e os 'jihadistas' confrontaram-se nos arredores do quartel.

Desde janeiro de 2014 que a província de Al Anbar está parcialmente dominada pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI), altura em que os combatentes ocuparam vastas zonas do Iraque e proclamaram um califado nos territórios sob o seu controlo no país e na Síria.

As forças iraquianas conseguiram recuperar o controlo de Ramadi em dezembro passado, mas os 'jihadistas' continuam a manter posições como na cidade de Falujah.

Nos últimos dois dias, o EI perpetrou dois ataques terroristas suicidas, um dos quais na zona de Al Meqdadiya (nordeste), que causou 35 mortos, e no domingo, em Sadr City, zona de maioria xiita em Bagdad, onde morreram 55 pessoas.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.