sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 40 mortos em atentado contra quartel no Iraque

Pelo menos 40 soldados das forças iraquianas, incluindo um general, morreram hoje num atentado perpetrado por dois terroristas suicidas contra a sede das forças armadas na zona de Hadiza, na província oriental de Al Anbar.

reuters

No quartel, os atacantes fizeram explodir cintos com explosivos, que transportavam consigo, disse uma fonte da segurança de Ramadi, capital de Al Anbar.

Além do general, morreram no atentado seis oficiais do exército e 33 soldados do terceiro batalhão, dependente do comando de operações de Al Yazira al Badia.

Depois do atentado, as forças iraquianas e os 'jihadistas' confrontaram-se nos arredores do quartel.

Desde janeiro de 2014 que a província de Al Anbar está parcialmente dominada pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI), altura em que os combatentes ocuparam vastas zonas do Iraque e proclamaram um califado nos territórios sob o seu controlo no país e na Síria.

As forças iraquianas conseguiram recuperar o controlo de Ramadi em dezembro passado, mas os 'jihadistas' continuam a manter posições como na cidade de Falujah.

Nos últimos dois dias, o EI perpetrou dois ataques terroristas suicidas, um dos quais na zona de Al Meqdadiya (nordeste), que causou 35 mortos, e no domingo, em Sadr City, zona de maioria xiita em Bagdad, onde morreram 55 pessoas.

  • "O euro como o conhecemos é uma construção imperfeita"
    1:26

    Economia

    O primeiro-ministro diz que o euro como o conhecemos é uma construção imperfeita e que sem regras iguais para todos não é possível a reforma da moeda única. As declarações de António Costa foram feitas esta terça-feira, em Lisboa, numa conferência intitulada de "Consolidar o Euro. Promover a Convergência".

  • "A Miss Helsínquia é a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza"

    Mundo

    Sephora Lindsay Ikabala venceu o concurso Miss Helsínquia 2017 e, desde então, tem vindo a ser insultada e criticada nas redes sociais. A nigeriana de 19 anos vive na cidade desde criança. "A Miss Helsínquia é literalmente a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza", é apenas um dos muitos comentários que circula nas redes sociais.

  • As propostas Chanel para a próxima estação
    1:34

    Mundo

    Um dos desfiles mais aguardados do mundo da moda aconteceu esta segunda-feira, em Paris, com as propostas da casa Chanel para a próxima estação primavera/verão. No final do desfile, e pela primeira vez em 30 anos, Karl Lagarfeld não deu nenhuma entrevista à comunicação social.