sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 40 mortos em atentado contra quartel no Iraque

Pelo menos 40 soldados das forças iraquianas, incluindo um general, morreram hoje num atentado perpetrado por dois terroristas suicidas contra a sede das forças armadas na zona de Hadiza, na província oriental de Al Anbar.

reuters

No quartel, os atacantes fizeram explodir cintos com explosivos, que transportavam consigo, disse uma fonte da segurança de Ramadi, capital de Al Anbar.

Além do general, morreram no atentado seis oficiais do exército e 33 soldados do terceiro batalhão, dependente do comando de operações de Al Yazira al Badia.

Depois do atentado, as forças iraquianas e os 'jihadistas' confrontaram-se nos arredores do quartel.

Desde janeiro de 2014 que a província de Al Anbar está parcialmente dominada pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI), altura em que os combatentes ocuparam vastas zonas do Iraque e proclamaram um califado nos territórios sob o seu controlo no país e na Síria.

As forças iraquianas conseguiram recuperar o controlo de Ramadi em dezembro passado, mas os 'jihadistas' continuam a manter posições como na cidade de Falujah.

Nos últimos dois dias, o EI perpetrou dois ataques terroristas suicidas, um dos quais na zona de Al Meqdadiya (nordeste), que causou 35 mortos, e no domingo, em Sadr City, zona de maioria xiita em Bagdad, onde morreram 55 pessoas.

  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Marcelo descobre que vê mal "ao longe à esquerda"
    2:05

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa recebeu uma declaração dos médicos contra a despenalização da eutanásia. A audiência ao atual bastonário e cinco antecessores acontece a uma semana do tema ir a debate no Parlamento, e no dia em que o Presidente da República foi a estrela do Dia da Segurança Infantil. Marcelo aproveitou para fazer um rastreio à visão e concluiu que tem que estar "atento", à esquerda, ao longe".

  • PS "vai ficar em banho-maria durante anos" por causa de Sócrates
    0:59

    País

    Miguel Sousa Tavares considera que o PS vai ficar em "banho-maria" durante anos por causa de José Sócrates. Em entrevista na SIC Notícias, o comentador criticou os dirigentes socialistas pela forma como se tentaram demarcar do ex-primeiro-ministro e disse que António Costa devia ter tomado uma atitude mais concreta.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC