sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 40 mortos em atentado contra quartel no Iraque

Pelo menos 40 soldados das forças iraquianas, incluindo um general, morreram hoje num atentado perpetrado por dois terroristas suicidas contra a sede das forças armadas na zona de Hadiza, na província oriental de Al Anbar.

reuters

No quartel, os atacantes fizeram explodir cintos com explosivos, que transportavam consigo, disse uma fonte da segurança de Ramadi, capital de Al Anbar.

Além do general, morreram no atentado seis oficiais do exército e 33 soldados do terceiro batalhão, dependente do comando de operações de Al Yazira al Badia.

Depois do atentado, as forças iraquianas e os 'jihadistas' confrontaram-se nos arredores do quartel.

Desde janeiro de 2014 que a província de Al Anbar está parcialmente dominada pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI), altura em que os combatentes ocuparam vastas zonas do Iraque e proclamaram um califado nos territórios sob o seu controlo no país e na Síria.

As forças iraquianas conseguiram recuperar o controlo de Ramadi em dezembro passado, mas os 'jihadistas' continuam a manter posições como na cidade de Falujah.

Nos últimos dois dias, o EI perpetrou dois ataques terroristas suicidas, um dos quais na zona de Al Meqdadiya (nordeste), que causou 35 mortos, e no domingo, em Sadr City, zona de maioria xiita em Bagdad, onde morreram 55 pessoas.

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.