sicnot

Perfil

Mundo

Confrontos na Tailândia fazem quatro mortos em 24 horas

Quatro pessoas foram mortas a tiro nas últimas 24 horas no sul da Tailândia, incluindo um seringueiro budista cujo corpo foi depois incendiado, disse hoje a polícia.

Sumeth Panpetch

A onda de violência surgiu após meses de relativa calma na região, onde mais de 6.500 pessoas, a maioria civis, morreram desde o recomeço de uma rebelião contra o Governo em 2004.

O seringueiro Chatchai Saethong, de 55 anos, foi baleado na quinta-feira no distrito de Yaha, na província de Yala, uma das três que fazem fronteira com a Malásia e que foram mais atingidas pela violência.

"O seu corpo foi incendiado e deixado a queimar", descreveu à AFP Praponwat Khantiwaranant, da polícia local.

Uma hora mais tarde, um 'ranger' do exército muçulmano foi abatido num bairro vizinho, também de acordo com as autoridades.

Dois outros civis muçulmanos, incluindo outro seringueiro, foram mortos a tiro na quarta-feira, enquanto outro 'ranger' do exército se encontra em estado crítico depois de ter sido baleado.

Os rebeldes que lutam por maior autonomia têm frequentemente como alvos pessoas que acreditam serem colaboradores do Estado tailandês, que anexou a região do sul, culturalmente distinta, há mais de 100 anos.

Lusa

  • "A vitória de Bruno de Carvalho pode ser uma vitória de Pirro"
    1:01
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    As eleições para a presidência do Sporting realizam-se no próximo sábado e os comentadores d'O Dia Seguinte avaliaram já as hipóteses de vitória dos candidatos. Rui Gomes da Silva considera que a gravação que implicava José Maria Ricciardi não vai influenciar a decisão de voto. Já Paulo Farinha Alves acredita que Bruno de Carvalho vai vencer a eleição. Contudo José Guilherme Aguiar avisa as eleições podem não trazer estabilidade ao Sporting.

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • SIC revela relatório que provava falência do GES
    2:06
  • Sócrates acusa Cavaco de conspiração
    0:57
  • Bastidores do sambódromo: um espétaculo à parte
    3:22
  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22
  • Como a maioria de Esquerda gere as votações
    2:15

    País

    A gestão entre os partidos é feita diariamente mas nem sempre PCP e Bloco de Esquerda têm votado ao lado do Governo. A SIC ouviu um politólogo, que diz que o objetivo é cada um salientar as diferenças que os separam do PS. No entanto, também há exemplos que provam que nenhum dos partidos quer pôr em causa a estabilidade política.