sicnot

Perfil

Mundo

Rio desaparece da noite para o dia no México

O rio Atoyac, que atravessa oito municípios na zona montanhosa do estado mexicano de Vera Cruz, desapareceu da noite para o dia devido ao abatimento do leito.

Bernandino Hernandez

Os habitantes da comunidade Rancho San Fermín, onde ocorreu o abatimento do leito, relataram que no domingo à noite ouviram um estrondo e sentiram a terra a tremer.

"No domingo, percebemos que deixou de correr água, fomos ver e encontramos um buraco, que impede que a água corra no seu caudal", disse Juana Sánchez, que vive na zona.

A Proteção Civil de Veracruz informou que o buraco, que aparentemente vai dar a mantos freáticos, tem uma profundidade de 30 metros por 20 de largura.

O abatimento ocorreu a três quilómetros da nascente do rio, que abastece de água mais de 10.000 famílias e indústrias açucareiras da região.

A Proteção Civil e a Comissão Nacional de Água alertaram que o rio Cotaxtla, onde desagua o rio Atoyac, já está abaixo do seu nível normal de água.

Lusa

  • Curiosidades sobre o Mundial da Rússia
    3:08
  • Inocência e talento marcaram o 9.º dia de Mundial
    0:56
  • Ronaldo no País dos Sovietes: Algumas curiosidades
    1:54
  • O choro intenso de Neymar explicado pelo próprio
    0:51
  • A queda aparatosa do selecionador do Brasil
    0:05
  • Dia de limpezas em Chaves após violenta tempestade
    2:44
  • Athanasia, uma mulher sem medo das alturas
    0:35

    Mundo

    É grega, chama-se Athanasia Athineau, tem 29 anos e pertence à unidade de forças especiais da Grécia. O salto que podemos ver é de 10 mil pés, mas Athanasia faz também saltos de 30 mil. Neste caso, caíu a uma velocidade de 250 quilómetros por hora antes de abrir o pára-quedas.

  • Talheres de Hitler vendidos por 14 mil euros

    Mundo

    Um conjunto de duas facas, três colheres e três garfos de prata, que pertencia a Adolf Hitler, foi vendido em Dorset, Inglaterra, pelo valor de 12.500 libras (aproximadamente 14.200 euros). O serviço de talheres foi criado no âmbito das celebrações do 50.º aniversário do ditador nazi.

    SIC