sicnot

Perfil

Mundo

Rio desaparece da noite para o dia no México

O rio Atoyac, que atravessa oito municípios na zona montanhosa do estado mexicano de Vera Cruz, desapareceu da noite para o dia devido ao abatimento do leito.

Bernandino Hernandez

Os habitantes da comunidade Rancho San Fermín, onde ocorreu o abatimento do leito, relataram que no domingo à noite ouviram um estrondo e sentiram a terra a tremer.

"No domingo, percebemos que deixou de correr água, fomos ver e encontramos um buraco, que impede que a água corra no seu caudal", disse Juana Sánchez, que vive na zona.

A Proteção Civil de Veracruz informou que o buraco, que aparentemente vai dar a mantos freáticos, tem uma profundidade de 30 metros por 20 de largura.

O abatimento ocorreu a três quilómetros da nascente do rio, que abastece de água mais de 10.000 famílias e indústrias açucareiras da região.

A Proteção Civil e a Comissão Nacional de Água alertaram que o rio Cotaxtla, onde desagua o rio Atoyac, já está abaixo do seu nível normal de água.

Lusa

  • Comitiva portuguesa terminou visita à central de Almaraz

    País

    A visita técnica da delegação portuguesa e da Comissão Europeia à central nuclear de Almaraz, em Espanha, realizou-se esta segunda-feira. A visita serviu para Portugal se inteirar sobre o funcionamento da central e sobre o projeto de construção de uma instalação para armazenamento de resíduos radioativos.

  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16

    Economia

    A Nokia chegou a ser uma das maiores empresas do mundo devido ao fabrico de telemóveis. Caiu, mas acaba de fazer renascer um dos sucessos de vendas do início do milénio. O anúncio foi feito este domingo, em Barcelona.