sicnot

Perfil

Mundo

Eleições na Eslováquia com sociais-democratas à frente nas sondagens

A Eslováquia, país da União Europeia, realiza hoje eleições legislativas para escolher um novo parlamento nacional e um Governo, com o partido social-democrata do atual primeiro-ministro à frente nas sondagens

© David W Cerny / Reuters

Um total de 23 forças políticas apresemtaram-se a estas eleições, as sétimas da democracia do país da Europa central, que nasceu da divisão da Checoslováquia, a 01 de janeiro de 1993.

O partido social-democrata SMER, do primeiro-ministro Robert Fico, chega a estas eleições à frente nas sondagens, que lhe dão até 38% dos votos.

Robert Fico governou na legislatura que agora termina apoiado por uma maioria absoluta no parlamento, algo que as sondagens não lhe dão nas eleições de hoje.

Na Eslováquia não se fazem sondagens no dia das eleições, pelo que só haverá resultados quando forem contados os votos.

O primeiro-ministro usou o tema dos refugiados durante a campanha eleitoral, defendendo que devem ser mantidos fora das fronteiras da União Europeia por haver entre eles "terroristas e combatentes do Estado Islâmico".

Lusa

  • "É preciso despartidarizar o sistema de Proteção Civil", diz Duarte Caldeira
    2:47
  • Homem morreu ao tentar salvar animais das chamas
    2:30
  • Arcebispo de Braga pede responsabilidades pelos incêndios
    1:40

    País

    Braga também sofreu um dos mais violentos incêndios dos últimos anos. O fogo descontrolado atravessou várias freguesias e destruiu duas empresas. A igreja, pela voz do arcebispo de Braga, pede ação e o apuramento de responsabilidades, face a esta calamidade.

  • "Estou a ficar sem água, vai ser um trabalho inglório"
    1:06