sicnot

Perfil

Mundo

Eleições na Eslováquia com sociais-democratas à frente nas sondagens

A Eslováquia, país da União Europeia, realiza hoje eleições legislativas para escolher um novo parlamento nacional e um Governo, com o partido social-democrata do atual primeiro-ministro à frente nas sondagens

© David W Cerny / Reuters

Um total de 23 forças políticas apresemtaram-se a estas eleições, as sétimas da democracia do país da Europa central, que nasceu da divisão da Checoslováquia, a 01 de janeiro de 1993.

O partido social-democrata SMER, do primeiro-ministro Robert Fico, chega a estas eleições à frente nas sondagens, que lhe dão até 38% dos votos.

Robert Fico governou na legislatura que agora termina apoiado por uma maioria absoluta no parlamento, algo que as sondagens não lhe dão nas eleições de hoje.

Na Eslováquia não se fazem sondagens no dia das eleições, pelo que só haverá resultados quando forem contados os votos.

O primeiro-ministro usou o tema dos refugiados durante a campanha eleitoral, defendendo que devem ser mantidos fora das fronteiras da União Europeia por haver entre eles "terroristas e combatentes do Estado Islâmico".

Lusa

  • Mais de 1600 ações de fiscalizações a IPSS em dois anos
    1:05

    Expresso da Meia Noite

    Nos últimos dois anos, o Estado efetuou mais de 1600 ações de fiscalização a Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) das quais resultaram mais de 70 destituições e 80 participações ao Ministério Público (MP). Os números foram avançados pela secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Joaquim, no programa Expresso da Meia-noite, na SIC Notícias.

  • Bombeiro ferido nos fogos de Pedrógão Grande regressou a casa
    2:33

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Seis meses depois dos incêndios de Pedrógão Grande, regressou a casa o último dos bombeiros de Castanheira de Pera que estava internado desde junho. Rui Rosinha esteve em coma mais de dois meses e tem ainda pela frente uma longa recuperação. O bombeiro não quer que o país esqueça o que aconteceu e espera que as duas tragédias deste ano (fogos de junho e outubro) sirvam de lição para o futuro.

  • Pedrógão Grande, seis meses depois - documentário Expresso
    0:29
  • Frio no fim de semana, regiões do interior podem chegar aos -5 °C
    1:23
  • Ilhas Selvagens são um tesouro no Atlântico que é preciso preservar
    2:33