sicnot

Perfil

Mundo

Eleições na Eslováquia com sociais-democratas à frente nas sondagens

A Eslováquia, país da União Europeia, realiza hoje eleições legislativas para escolher um novo parlamento nacional e um Governo, com o partido social-democrata do atual primeiro-ministro à frente nas sondagens

© David W Cerny / Reuters

Um total de 23 forças políticas apresemtaram-se a estas eleições, as sétimas da democracia do país da Europa central, que nasceu da divisão da Checoslováquia, a 01 de janeiro de 1993.

O partido social-democrata SMER, do primeiro-ministro Robert Fico, chega a estas eleições à frente nas sondagens, que lhe dão até 38% dos votos.

Robert Fico governou na legislatura que agora termina apoiado por uma maioria absoluta no parlamento, algo que as sondagens não lhe dão nas eleições de hoje.

Na Eslováquia não se fazem sondagens no dia das eleições, pelo que só haverá resultados quando forem contados os votos.

O primeiro-ministro usou o tema dos refugiados durante a campanha eleitoral, defendendo que devem ser mantidos fora das fronteiras da União Europeia por haver entre eles "terroristas e combatentes do Estado Islâmico".

Lusa

  • A Verdade sobre a Mentira
    35:13
  • Elemento dos Super Dragões com medida de coação mais gravosa
    1:37

    Desporto

    Os seis arguidos da Operação Jogo Duplo, que investiga crimes de corrupção e viciação de resultados na II Liga de futebol, saíram em liberdade. A medida de coação mais gravosa é para um membro da claque Super Dragões, que terá de pagar uma caução de 5 mil euros.

  • Mais de 120 pessoas com hepatite A
    2:23

    País

    O surto de hepatite A já infetou 128 pessoas, 60 das quais estão internadas em hospitais de Lisboa e Coimbra. A Direção-Geral da saúde recomenda a vacinação apenas aos familiares dos doentes. Apesar de não haver ruptura de stocks, há farmácias que não têm vacinas.

  • Sobreviventes de Mossul relatam mutilações e execuções do Daesh
    1:32