sicnot

Perfil

Mundo

Obama afirma que Nancy Reagan "redefiniu papel de primeira-dama"

O presidente norte-americano lamentou hoje a morte de Nancy Reagan, que "redefiniu o papel de primeira-dama" nos Estados Unidos e se transformou "numa voz para milhões de famílias" afetadas pela devastadora doença de Alzheimer.

(Arquivo/Reuters)

(Arquivo/Reuters)

© Kevin Lamarque / Reuters

Em comunicado, Obama e a mulher, Michelle, enviaram as condolências à família de Nancy Reagan, que morreu hoje aos 94 anos, na sequência de uma falha cardíaca, na residência de Los Angeles (Califórnia).

"Nancy Reagan escreveu uma vez que nada a podia preparar para viver na Casa Branca. Claro que tinha razão. Mas nós tivemos uma vantagem, porque tivemos a sorte de beneficiar do seu orgulhoso exemplo e calorosos e generosos conselhos", afirmou.

"A nossa antiga primeira dama redefiniu esse papel durante o tempo que passou na Casa Branca", acrescentou.

Nancy "transformou-se numa voz que falava pelos milhões de famílias que sofrem os efeitos da devastadora e dolorosa realidade do Alzheimer", disse.

Desde a morte do ex-presidente republicano Ronald Reagan em 2004, Nancy "adotou um novo papel, como ativista a favor dos tratamentos que têm o potencial e a promessa de melhorar e salvar vidas", acrescentou, numa referência à defesa por Nancy Reagan da investigação com células estaminais, matéria sobre a qual se opôs à administração do republicano George W. Bush.

"Enviamos as nossas sinceras condolências aos filhos, Patti, Ron e Michael, e aos seus netos. Agradecemos a vida de Nancy Reagan, os seus conselhos e rezamos para que ela e o marido estejam novamente juntos", concluiu o comunicado da Casa Branca.

A antiga primeira-dama (1981-1989) vai ser sepultada junto do marido na biblioteca presidencial Ronald Reagan, em Simi Valley (Califórnia), anunciou a instituição.

Lusa

  • "A vitória de Bruno de Carvalho pode ser uma vitória de Pirro"
    1:01
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    As eleições para a presidência do Sporting realizam-se no próximo sábado e os comentadores d'O Dia Seguinte avaliaram já as hipóteses de vitória dos candidatos. Rui Gomes da Silva considera que a gravação que implicava José Maria Ricciardi não vai influenciar a decisão de voto. Já Paulo Farinha Alves acredita que Bruno de Carvalho vai vencer a eleição. Contudo José Guilherme Aguiar avisa as eleições podem não trazer estabilidade ao Sporting.

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • SIC revela relatório que provava falência do GES
    2:06
  • Sócrates acusa Cavaco de conspiração
    0:57
  • Bastidores do sambódromo: um espétaculo à parte
    3:22
  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22
  • Como a maioria de Esquerda gere as votações
    2:15

    País

    A gestão entre os partidos é feita diariamente mas nem sempre PCP e Bloco de Esquerda têm votado ao lado do Governo. A SIC ouviu um politólogo, que diz que o objetivo é cada um salientar as diferenças que os separam do PS. No entanto, também há exemplos que provam que nenhum dos partidos quer pôr em causa a estabilidade política.