sicnot

Perfil

Mundo

Obama afirma que Nancy Reagan "redefiniu papel de primeira-dama"

O presidente norte-americano lamentou hoje a morte de Nancy Reagan, que "redefiniu o papel de primeira-dama" nos Estados Unidos e se transformou "numa voz para milhões de famílias" afetadas pela devastadora doença de Alzheimer.

(Arquivo/Reuters)

(Arquivo/Reuters)

© Kevin Lamarque / Reuters

Em comunicado, Obama e a mulher, Michelle, enviaram as condolências à família de Nancy Reagan, que morreu hoje aos 94 anos, na sequência de uma falha cardíaca, na residência de Los Angeles (Califórnia).

"Nancy Reagan escreveu uma vez que nada a podia preparar para viver na Casa Branca. Claro que tinha razão. Mas nós tivemos uma vantagem, porque tivemos a sorte de beneficiar do seu orgulhoso exemplo e calorosos e generosos conselhos", afirmou.

"A nossa antiga primeira dama redefiniu esse papel durante o tempo que passou na Casa Branca", acrescentou.

Nancy "transformou-se numa voz que falava pelos milhões de famílias que sofrem os efeitos da devastadora e dolorosa realidade do Alzheimer", disse.

Desde a morte do ex-presidente republicano Ronald Reagan em 2004, Nancy "adotou um novo papel, como ativista a favor dos tratamentos que têm o potencial e a promessa de melhorar e salvar vidas", acrescentou, numa referência à defesa por Nancy Reagan da investigação com células estaminais, matéria sobre a qual se opôs à administração do republicano George W. Bush.

"Enviamos as nossas sinceras condolências aos filhos, Patti, Ron e Michael, e aos seus netos. Agradecemos a vida de Nancy Reagan, os seus conselhos e rezamos para que ela e o marido estejam novamente juntos", concluiu o comunicado da Casa Branca.

A antiga primeira-dama (1981-1989) vai ser sepultada junto do marido na biblioteca presidencial Ronald Reagan, em Simi Valley (Califórnia), anunciou a instituição.

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Avião divergiu para as Lajes devido a discussão a bordo

    País

    Um avião da companhia aérea British Airways divergiu hoje para o aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, nos Açores, devido a uma discussão a bordo entre um casal de passageiros e a tripulação, informou hoje a Força Aérea Portuguesa.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Manifestações na Venezuela fazem 29 mortos
    1:22
  • Irmã da mulher mais pesada do mundo acusa hospital de mentir

    Mundo

    A irmã da mulher egípcia que se acreditava ser a mais pesada do mundo acusou os médicos de mentirem acerca da sua perda de peso. No entanto, o hospital que realizou a cirurgia bariátrica já respondeu às acusações, defendendo que a mulher pesa agora 172 quilos.

  • A nova mansão de Angelina Jolie

    Mundo

    A atriz Angelina Jolie terá comprado uma mansão que pertenceu ao realizador e produtor de cinema Cecil B. DeMille. A propriedade fica situada em Los Angeles, nos Estados Unidos, e terá sido vendida pelo valor de 23 milhões de euros.