sicnot

Perfil

Mundo

Obama afirma que Nancy Reagan "redefiniu papel de primeira-dama"

O presidente norte-americano lamentou hoje a morte de Nancy Reagan, que "redefiniu o papel de primeira-dama" nos Estados Unidos e se transformou "numa voz para milhões de famílias" afetadas pela devastadora doença de Alzheimer.

(Arquivo/Reuters)

(Arquivo/Reuters)

© Kevin Lamarque / Reuters

Em comunicado, Obama e a mulher, Michelle, enviaram as condolências à família de Nancy Reagan, que morreu hoje aos 94 anos, na sequência de uma falha cardíaca, na residência de Los Angeles (Califórnia).

"Nancy Reagan escreveu uma vez que nada a podia preparar para viver na Casa Branca. Claro que tinha razão. Mas nós tivemos uma vantagem, porque tivemos a sorte de beneficiar do seu orgulhoso exemplo e calorosos e generosos conselhos", afirmou.

"A nossa antiga primeira dama redefiniu esse papel durante o tempo que passou na Casa Branca", acrescentou.

Nancy "transformou-se numa voz que falava pelos milhões de famílias que sofrem os efeitos da devastadora e dolorosa realidade do Alzheimer", disse.

Desde a morte do ex-presidente republicano Ronald Reagan em 2004, Nancy "adotou um novo papel, como ativista a favor dos tratamentos que têm o potencial e a promessa de melhorar e salvar vidas", acrescentou, numa referência à defesa por Nancy Reagan da investigação com células estaminais, matéria sobre a qual se opôs à administração do republicano George W. Bush.

"Enviamos as nossas sinceras condolências aos filhos, Patti, Ron e Michael, e aos seus netos. Agradecemos a vida de Nancy Reagan, os seus conselhos e rezamos para que ela e o marido estejam novamente juntos", concluiu o comunicado da Casa Branca.

A antiga primeira-dama (1981-1989) vai ser sepultada junto do marido na biblioteca presidencial Ronald Reagan, em Simi Valley (Califórnia), anunciou a instituição.

Lusa

  • Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já têm cadastro
    1:59

    Crise no Sporting

    Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já foram condenados por 22 crimes que cometeram no passado, mas nunca nenhum deles cumpriu pena de prisão ou prisão domiciliária. O juiz decretou a prisão preventiva na sequência das agressões à equipa do Sporting por entender que se tratou de um comportamento chocante, terrorista e a perversão do espírito desportivo.

  • Está a pensar ir à praia? Não se esqueça do guarda-chuva
    0:43
  • Abate de animais nos canis proibido a partir de setembro
    1:35

    País

    O abate de animais nos canis passa a ser proibido a partir de setembro. Só em 2017, foram mortos cerca de 12 mil cães e gatos, uma média de um abate por hora. O Governo lançou um programa de incentivos financeiros de um milhão de euros, que ainda está a decorrer.

  • Cabazes solidários oferecidos pelo Governo encontrados no lixo
    0:57
  • Colheita da cereja já arrancou no Fundão
    1:54

    País

    A colheita das primeiras cerejas da época já começou no Fundão. A campanha atrasou um mês em relação a anos anteriores, por causa do inverno que se prolongou, mas os produtores garantem que o fruto é de qualidade.