sicnot

Perfil

Mundo

Cuba manifesta apoio a Lula e Rousseff

Cuba manifestou o seu apoio ao líder do Partido dos Trabalhadores do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e à presidente do país, Dilma Rousseff, considerando que são alvo de ações judiciais e parlamentares "injustificáveis e desproporcionadas".

Lula da Silva

Lula da Silva

© Paulo Whitaker / Reuters

"A indigna manipulação da luta contra a corrupção tem o objetivo de desacreditar e criminalizar um líder emblemático da nossa América [Lula], desqualificar uma das organizações políticas mais combativas da região", refere uma declaração, divulgada este domingo, pela diplomacia cubana.

Lula, que governou o Brasil entre 2003 e 2010, tornou-se, na sexta-feira, o novo alvo da maior investigação por corrupção na história do Brasil, após ter sido levado pela polícia de sua casa para uma esquadra para prestar declarações pelo seu suposto envolvimento no escândalo de desvio de fundos da petrolífera estatal Petrobras.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros cubano realçou ainda que o ataque contra a Constituição e a democracia no Brasil também visa "derrubar o legítimo governo da Presidente Dilma Rousseff e liquidar o processo progressista regional".

"Com estes métodos sujos, setores dos aparelhos policiais, legislativos e judiciais de alguns Estados da nossa região, em estreita aliança com grupos transnacionais da comunicação, as oligarquias e o imperialismo, pretendem impor por via da força pessoas que não foram capazes de ganhar nas urnas", acrescenta.

Na declaração do Ministério dos Negócios Estrangeiros sustenta-se ainda que Cuba "não tem dúvidas de que a verdade abrirá caminho e que o povo trabalhador do Brasil vai cerrar fileiras em sua defesa, assim como na salvaguarda dos avanços políticos e sociais conquistados pelos governos do Partido dos Trabalhadores".

Lusa

  • Lula da Silva recebe o apoio pessoal de Dilma Rousseff
    1:14

    Crise no Brasil

    O ex-Presidente Lula da Silva recebeu este sábado o apoio pessoal de Dilma Rousseff. A chefe de Estado brasileira visitou Lula da Silva na sua casa de S. Paulo, onde cerca de 300 militantes do Partido dos Trabalhadores se concentram desde sexta-feira à noite, em solidariedade com o antigo chefe de Estado.

  • O dia em que o Brexit começa
    1:25

    Brexit

    A primeira-ministra britânica já assinou a carta que vai enviar ao Conselho Europeu para formalizar a vontade do Reino Unido de sair da União Europeia. O artigo 50.º do Tratado de Lisboa será ativado nas próximas horas. Na véspera, Theresa May recebeu da Escócia um novo contratempo político.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Governo vai dar mais meios à investigação criminal
    2:34

    País

    A ministra da Justiça garante que o Governo vai dar mais meios à investigação criminal, mas assegura que não vai mexer nos prazos dos inquéritos. A questão tem sido insistentemente levantada pela defesa de José Sócrates, que se queixa de que a Operação Marquês já ultrapassou todos os prazos.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.