sicnot

Perfil

Mundo

Cuba manifesta apoio a Lula e Rousseff

Cuba manifestou o seu apoio ao líder do Partido dos Trabalhadores do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e à presidente do país, Dilma Rousseff, considerando que são alvo de ações judiciais e parlamentares "injustificáveis e desproporcionadas".

Lula da Silva

Lula da Silva

© Paulo Whitaker / Reuters

"A indigna manipulação da luta contra a corrupção tem o objetivo de desacreditar e criminalizar um líder emblemático da nossa América [Lula], desqualificar uma das organizações políticas mais combativas da região", refere uma declaração, divulgada este domingo, pela diplomacia cubana.

Lula, que governou o Brasil entre 2003 e 2010, tornou-se, na sexta-feira, o novo alvo da maior investigação por corrupção na história do Brasil, após ter sido levado pela polícia de sua casa para uma esquadra para prestar declarações pelo seu suposto envolvimento no escândalo de desvio de fundos da petrolífera estatal Petrobras.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros cubano realçou ainda que o ataque contra a Constituição e a democracia no Brasil também visa "derrubar o legítimo governo da Presidente Dilma Rousseff e liquidar o processo progressista regional".

"Com estes métodos sujos, setores dos aparelhos policiais, legislativos e judiciais de alguns Estados da nossa região, em estreita aliança com grupos transnacionais da comunicação, as oligarquias e o imperialismo, pretendem impor por via da força pessoas que não foram capazes de ganhar nas urnas", acrescenta.

Na declaração do Ministério dos Negócios Estrangeiros sustenta-se ainda que Cuba "não tem dúvidas de que a verdade abrirá caminho e que o povo trabalhador do Brasil vai cerrar fileiras em sua defesa, assim como na salvaguarda dos avanços políticos e sociais conquistados pelos governos do Partido dos Trabalhadores".

Lusa

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.