Mais um ataque contra autocarro no centro de Moçambique
07.03.2016 17h37
Homens armados alvejaram hoje um autocarro da companhia Nagi Investiment na zona de Zero, província da Zambézia, centro de Moçambique, disseram à Lusa habitantes locais, indicando a existência de feridos.

Este é o segundo ataque envolvendo a mesma transportadora em menos de três dias, após duas pessoas terem morrido e outras oito ficado feridas numa emboscada no sábado em Honde, distrito de Barué, província de Manica.
"No Zero [distrito de Mopeia] o autocarro foi mandado parar e não parou. Então foi atingido com balas", disse à Lusa um morador da região, sem detalhes sobre os atacantes ou o número de feridos, descrevendo apenas que algumas pessoas foram encaminhadas para assistência hospitalar.
Segundo outra fonte local ouvida pela Lusa, o autocarro fazia a ligação entre Nampula, norte de Moçambique, e Maputo, no sul, e, depois de metralhado, não parou a marcha e prosseguiu em direção a Caia, um dos pontos sujeitos a escoltas militares obrigatórias a viaturas civis,
Nenhum elemento da polícia moçambicana na Zambézia esteve disponível para prestar informações.
Contactada pela Lusa, uma fonte da ala militar da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) acusou hoje a empresa Nagi Investiment de transportar militares das Forças de Defesa e Segurança para as regiões centro e norte de Moçambique.
A Lusa tentou em vão contactar a transportadora na Zambézia.
Os novos ataques nas estradas do centro de Moçambique acontecem numa altura em que o Presidente moçambicano dirigiu um convite ao líder da Renamo para a retoma do diálogo, pedindo ao maior partido de oposição "máxima urgência" na designação dos seus representantes para preparar um encontro ao mais alto nível.
Em resposta, o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, condicionou hoje a retoma do diálogo com o Presidente moçambicano à aceitação de um grupo de mediadores constituído pelo Governo sul-africano, Igreja Católica e União Europeia.
Na sexta-feira, a Renamo acusou o Governo de ter mobilizado 4.500 membros das Forças de Defesa e Segurança para uma ofensiva em grande escala nas províncias de Manica e Sofala, centro do país, regiões que têm estado sob forte tensão militar.
A instabilidade em Moçambique tem vindo a deteriorar-se, com acusações mútuas de ataques armados, raptos e assassínios de dirigentes políticos, além de milhares de pessoas da província de Tete em fuga para o vizinho Malaui.
Nas últimas semanas, foram registados ataques a colunas de veículos civis escoltadas pelos militares atribuídos à Renamo, em dois troços da N1, a principal estrada de Moçambique, na província de Sofala, mas há relatos de incidentes noutros pontos do país.
O diálogo entre Governo e Renamo está bloqueado há vários meses, levando o líder da oposição, Afonso Dhlakama, a ameaçar tomar o poder nas seis províncias onde reclama vitória nas últimas eleições gerais.
Lusa
Relacionados
- 0:27
Malásia confia que destroços encontrados em Moçambique sejam do MH370
A Austrália diz que é cedo para especular sobre a origem dos destroços encontrados em Moçambique. Já a Malásia tem menos dúvidas e considera que são fortes as probabilidades de pertencerem ao MH370. Os ministros dos Transportes e Infraestruturas da Austrália e da Malásia, Darren Chester e Liow Tiong Lai, reagiram à notícia avançada ontem.
Na Homepage
-
Benfica vence no Estoril com golo nos descontos
Um golo de Salvio nos descontos deu este sábado ao Benfica uma vitória no terreno do Estoril Praia, por 2-1, em jogo da 31.ª jornada da I Liga, colocando os encarnados provisoriamente na liderança.
21.04.2018 às 22h29
- 1:10
Ivo Vieira acredita na permanência, Rui Vitória diz que nada está decidido
O treinador do Estoril, Ivo Vieira, continua a acreditar que os canarinhos vão garantir a permanência na Primeira Liga. Do lado do Benfica, Rui Vitória lamentou os golos desperdiçados e afirmou que o campeonato não está decidido.
21.04.2018 às 23h53
-
Jornalista entre mais 20 mortos nos piores protestos da década na Nicarágua
22.04.2018 às 10h30
-
- 2:00
- 1:25
- 1:33
-
- 1:19
O "telefone vermelho" entre Coreias é, afinal, branco e já está operacional
21.04.2018 às 15h21
- 2:32
-
-
Índia aprova pena de morte para violadores de crianças com menos de 12 anos
21.04.2018 às 17h27
-
Fotos da semana
Nesta semana que agora termina, mostramos-lhe a atualidade nacional e internacional em imagens.