sicnot

Perfil

Mundo

Rússia diz que ameaças nucleares norte-coreanas são inadmissíveis

A Rússia considerou hoje "totalmente inadmissíveis" as ameaças norte-coreanas de ataques nucleares preventivos contra a Coreia do Sul e Estados Unidos, e apelou de novo à "contenção" entre todas as partes.

© Maxim Shemetov / Reuters

"Consideramos totalmente inadmissíveis as declarações públicas (da Coreia do Norte) que ameaçam os seus adversários com ataques nucleares preventivos", declarou em comunicado o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo.

"Pyongyang deve ter em consideração que, ao fazer isso, a Coreia do Norte de coloca em definitivo à margem da comunidade internacional e propicia uma base jurídica para o emprego da força militar contra ela", prossegue o comunicado.

Neste contexto, a Rússia exorta todas as partes a "manifestarem prudência e contenção" para impedir que a situação degenere em conflito armado na península coreana.

A Coreia do Norte ameaçou desencadear disparos nucleares "cegos" contra a Coreia do Sul e os Estados Unidos caso estes países mantenham as suas manobras militares conjuntas, previstas a partir de hoje.

As ameaças ocorrem alguns dias após a decisão do Conselho de Segurança da ONU em impor uma nova série de pesadas sanções à Coreia do Norte após os últimos ensaios nuclear e balístico efetuados pelo regime de Pyongyang.

Lusa

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.