sicnot

Perfil

Mundo

Rússia diz que ameaças nucleares norte-coreanas são inadmissíveis

A Rússia considerou hoje "totalmente inadmissíveis" as ameaças norte-coreanas de ataques nucleares preventivos contra a Coreia do Sul e Estados Unidos, e apelou de novo à "contenção" entre todas as partes.

© Maxim Shemetov / Reuters

"Consideramos totalmente inadmissíveis as declarações públicas (da Coreia do Norte) que ameaçam os seus adversários com ataques nucleares preventivos", declarou em comunicado o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo.

"Pyongyang deve ter em consideração que, ao fazer isso, a Coreia do Norte de coloca em definitivo à margem da comunidade internacional e propicia uma base jurídica para o emprego da força militar contra ela", prossegue o comunicado.

Neste contexto, a Rússia exorta todas as partes a "manifestarem prudência e contenção" para impedir que a situação degenere em conflito armado na península coreana.

A Coreia do Norte ameaçou desencadear disparos nucleares "cegos" contra a Coreia do Sul e os Estados Unidos caso estes países mantenham as suas manobras militares conjuntas, previstas a partir de hoje.

As ameaças ocorrem alguns dias após a decisão do Conselho de Segurança da ONU em impor uma nova série de pesadas sanções à Coreia do Norte após os últimos ensaios nuclear e balístico efetuados pelo regime de Pyongyang.

Lusa

  • Três irmãos resgatados dos escombros em Itália
    1:24
  • Porto Editora acusada de discriminação
    2:55
  • Graça Fonseca, a primeira governante a assumir-se homossexual
    1:02

    País

    A secretária de Estado da Modernização Administrativa deu uma entrevista ao Diário de Notícias onde assume a sua homossexualidade. É a primeira vez que um governante português o faz. Graça Fonseca assume esta posição pública como uma "afirmação política".

  • Governo quer entregar OE 2018 a 13 de outubro
    1:33
  • Casa Branca isolada devido a pacote suspeito

    Mundo

    A Casa Branca foi esta terça-feira isolada devido à presença de um pacote suspeito junto a uma das vedações que limitam o edifício governamental norte-americano. A situação já foi normalizada e o objeto retirado do local.