Tsunami no Japão, 5 anos depois

















07.03.2016 10h47
A 11 de março de 2011 um terramoto de magnitude 9 na escala de Richter atingiu a costa nordeste da ilha de Honshu, a mais povoada do arquipélago do Japão, causando mais de 18 mil mortos e desaparecidos. As ondas gigantes atingiram a central nuclear de Fukushima Daiichi. As emissões e fugas radioativas provocadas pelo acidente impediram o regresso a casa de milhares de pessoas que viviam nos arredores da central. A poucos dias do 5º aniversário do desastre natural, a agência Reuters publica um seleção de fotos aéreas que mostram a região logo após a tragédia e na atualidade. Imagens da recuperação de uma vasta área que sofreu o pior acidente nuclear desde Chernobil.
Relacionados
-
Milhares de japoneses continuam em abrigos temporários cinco anos após tsunami
Milhares de pessoas retiradas de suas casas devido ao tsunami que arrasou o nordeste do Japão em março de 2011 continuam em abrigos temporários e muitas não regressarão aos locais onde viviam até 2021, informaram hoje as autoridades.
-
Cidade em Fukushima declarada habitável depois de evacuada há quatro anos
A cidade japonesa de Naraha, na região de Fukushima, foi hoje declarada oficialmente habitável, após o levantamento da ordem emitida após o acidente nuclear de 11 de março de 2011.
-
Três ex-dirigentes da central nuclear de Fukushima acusados de negligência
Três antigos dirigentes da operadora da central nuclear japonesa de Fukushima foram formalmente acusados hoje de não terem tomado as medidas necessárias para evitar o desastre nuclear de 2011, informou a televisão pública NHK.
-
Foi há 4 anos que o Japão perdeu 18 mil pessoas
Assinala-se hoje o quarto aniversário do sismo seguido de tsunami que deixou mais de 18 mil mortos e desaparecidos e desencadeou a crise nuclear de Fukushima.
-
Japão assinala quarto aniversário do sismo e tsunami que fez 18 mil mortos
O Japão prepara-se para assinalar hoje o quarto aniversário do sismo seguido de tsunami que deixou mais de 18 mil mortos e desaparecidos e desencadeou a crise nuclear de Fukushima.
Na Homepage
-
Dez feridos ligeiros em naufrágio de embarcação em Cascais
Uma embarcação de recreio com 10 pessoas a bordo naufragou ao largo da Parede, na linha de Cascais. Todos os tripulantes foram resgatados pelas autoridades marítimas e bombeiros e apresentam escoriações ligeiras e sinais de hipotermia. O barco foi entretanto retirado da água e a marginal continua cortada ao trânsito.
19.04.2018 às 13h55
-
Professores manifestam-se contra "relógios" com horas a mais
Os professores manifestaram-se esta quinta-feira frente ao Ministério da Educação em protesto pela sobrecarga de horários. A iniciativa "Time", convocada pela Fenprof, juntou 70 docentes que ao som da música "Time" dos Pink Floyd seguraram relógios para simbolizar as horas que trabalham a mais. No final, foi entregue ao Ministério uma proposta para uma reunião a 3 de maio.
-
Metade das crianças europeias não atinge potencial cognitivo por falta de iodo
Metade das crianças nascidas na Europa não atinge o seu potencial cognitivo devido a um défice de iodo, segundo um estudo internacional que defende o apoio dos políticos europeus a medidas para ultrapassar este problema.
19.04.2018 às 16h27
- 1:19
PS apresenta Lei de Bases da Habitação para abrir debate sobre habitação acessível
O PS quer avançar com uma Lei de Bases da Habitação. A proposta apresentada esta quinta-feira propõe a requisição de casas devolutas para habitação e apoios concretos para o arrendamento a preços acessíveis. O líder parlamentar do PS, Carlos César, diz que é tempo de abrir um debate sobre a habitação que acredita que pode resultar numa Lei ainda na atual legislatura.
19.04.2018 às 17h05
- 1:39
Fim do corte de 5% nos salários dos funcionários de gabinetes políticos
O Governo quer reverter o corte de 5 por cento nos salários dos membros de gabinetes políticos. A medida, que será aplicada de forma faseada, está prevista no decreto-lei de execução orçamental e deverá ser aprovada hoje no Conselho de Ministros.
19.04.2018 às 13h40
- 1:24
Aplicação de multas aos condutores das viaturas de emergência revista
A aplicação de multas aos condutores das Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) em excesso de velocidade está a ser revista pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.
19.04.2018 às 13h41
- 1:32
Melhoria do estado do tempo já permitiu aterragens no aeroporto da Madeira
O vento forte na Madeira obrigou esta quinta-feira ao cancelamento de cerca de uma dezena de voos. Esta tarde, a situação começou a normalizar, como explica a repórter da SIC Marta Caires.
19.04.2018 às 17h47
-
Novo Presidente de Cuba promete continuidade da revolução e reformas económicas
19.04.2018 às 16h08
- 2:09
NASA lança telescópio TESS em busca de planetas semelhantes à Terra
Já seguiu para o espaço o novo telescópio da NASA que tem como missão procurar planetas, fora do nosso sistema solar, que possam suportar a existência de vida.
19.04.2018 às 15h32
- 3:24
Capacetes Brancos da Síria e Human Rights Watch homenageados em Fafe
Na cidade de Fafe está a decorrer mais uma edição do Terra Justa, um encontro internacional de causas e valores da humanidade. Este ano são homenageados os Capacetes Brancos da Síria e a organização Human Rights Watch.
19.04.2018 às 12h19
-
Grande Barreira de Coral da Austrália sofreu "colapso catastrófico"
A Grande Barreira de Coral da Austrália, património mundial da UNESCO, sofreu um "colapso catastrófico" de corais durante uma vaga de calor em 2016, "uma ameaça à diversidade da vida marinha", revelou hoje um estudo da revista Nature.
19.04.2018 às 9h57
-
Médico Hans Asperger colaborou com os nazis na II Guerra Mundial
O médico austríaco que deu nome a uma forma de autismo colaborou ativamente com o regime nazi num programa de eutanásia de crianças na Áustria, revela uma investigação recente. O pediatra e psiquiatra negou sempre o seu envolvimento até à data da sua morte.
19.04.2018 às 11h54
-
A morte anunciada da ETA
A organização separatista basca ETA vai anunciar a sua dissolução em 05 de maio, durante uma cerimónia marcada para Bayona, no País Basco francês, disseram à agência Efe fontes conhecedoras do processo.
19.04.2018 às 7h38
-
Familiares reencontram homem desaparecido há 40 anos em vídeo viral
Um indiano desaparecido há mais de 40 anos reencontrou a família depois de o irmão o identificar num vídeo no Youtube. Khomdram tinha 26 anos quando desapareceu do estado indiano de Manipur, em 1978. Durante décadas, a família não soube do seu paradeiro.
19.04.2018 às 16h20
-
A heroína do voo da Southwest Airlines
Um avião da Southwest Airlines foi na terça-feira obrigado a aterrar de emergência depois de um dos motores ter explodido em pleno voo. Uma mulher morreu e várias pessoas ficaram feridas na sequência do acidente. Os passageiros que chegaram são e salvos a terra, elogiam agora as manobras da mulher que pilotava a aeronave.
18.04.2018 às 19h11