sicnot

Perfil

Mundo

Turquia impõe contrapartidas para ajudar a travar fluxo migratório

A Turquia pede mais dinheiro aos líderes europeus e quer também reabrir novos capítulos do processo de adesão à União Europeia. São as contrapartidas para ajudar a travar o fluxo de migrantes e refugiados.

© Yves Herman / Reuters

O primeiro-ministro turco terá ainda pedido aos líderes europeus, em Bruxelas, que por cada migrante económico devolvido à Turquia, a União Europeia reinstale um refugiado que esteja em território turco.

De acordo com fonte diplomática, Ancara quer receber 3 mil milhões em 2018. Um montante a somar ao dinheiro já prometido na cimeira de dezembro. Na lista de exigências está ainda a antecipação da liberalização de vistos para cidadãos turcos e a abertura de cinco novos capítulos no processo de adesão à União Europeia, incluindo sobre energia e assuntos internos.

Estas são condições que os 28 terão agora de analisar no encontro que decorre durante a tarde e que servirá também para discutir o futuro do Espaço Schengen. No final, os chefes de Estado e de governo voltam a reunir-se com Ahmet Davutoglu para jantar e tentar chegar a acordo sobre a implementação do plano de ação conjunto com a Turquia.

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".