sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos de curto alcance

A Coreia do Norte disparou na quinta-feira dois mísseis balísticos de curto alcance ao largo das suas costas orientais, agravando as tensões regionais, depois dos recentes testes nucleares, anunciou a Coreia do Sul.

© KCNA KCNA / Reuters

Os dois mísseis foram disparados cerca das 05:20 locais (22:20 de Lisboa) e percorreram cerca de 500 quilómetros, antes de se despenharem no Mar Oriental, também designado como Mar do Japão, ao largo do porto norte-coreano de Wonsan, segundo um porta-voz do Ministério da Defesa sul-coreano.

Os testes de mísseis de curto alcance são feitos com uma relativa frequência pelo regime de Kim Jong-Un, cada vez mais isolado na questão do seu arsenal nuclear.

Na semana passada, a Coreia do Norte disparou seis projéteis de curto alcance ao largo das suas costas orientais, em reação a uma resolução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, que agravou as sanções internacionais impostas ao país.

O Conselho de Segurança tinha imposto esta nova série de sanções depois dos mais recentes ensaios nucleares e balísticos realizados por Pyongyang.

Em janeiro, a Coreia do Norte reivindicou ter testado com sucesso a sua primeira bomba de hidrogénio, ou bomba H, anúncio cuja veracidade foi questionada por vários peritos internacionais, devido designadamente à amplitude da deflagração registada, bem menos forte do que a correspondente a uma bomba termonuclear.

E Kim Jong-un garantiu esta semana que o seu país tinha conseguido miniaturizar ogivas nucleares, que poderiam ser colocadas em mísseis balísticos, o que criou uma "verdadeira" dissuasão nuclear, segundo a agência noticiosa norte-coreana, KCNA.

Lusa

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.