sicnot

Perfil

Mundo

Luso-venezuelanos impedidos de usar telemóvel para telefonar para Portugal

Cidadãos estrangeiros radicados na Venezuela estão impedidos de usar o telemóvel com serviço das operadoras Movistar e Digitel para ligar para Portugal, designadamente para números fixos, confirmaram hoje fontes daquelas empresas à agência Lusa.

© Mike Segar / Reuters (Arquivo)

"Portugal não figura entre os países que constam do convénio da Movistar, para os quais se pode telefonar", disse à Lusa fonte da empresa.

Segundo a mesma fonte, entre os destinos para os quais é possível ligar estão os Estados Unidos, Espanha, Panamá, Peru, México, Brasil, Antilhas Holandesas, Porto Rico e Ilhas Caimão, entre outros.

Quanto à Digitel, fonte desta empresa explicou à Lusa que existe uma avaria nas ligações internacionais que impede, desde há uma semana, ligações telefónicas para vários países, entre os quais Portugal.

Questionado sobre quando serão normalizadas as ligações, a fonte disse não ter ainda nenhuma informação.

Vários cidadãos portugueses disseram à Lusa que desde há uma semana que têm dificuldade em telefonar para Portugal e que alguns dos seus familiares, em território português, tinham também dificuldades em ligar para a Venezuela.

A situação está a obrigar alguns utentes, entre eles a agência Lusa, a usar outras alternativas de comunicação, que passam pela contratação de um serviço em moeda estrangeira que permite indicar os números de origem e de destino a ligar.

Alguns utentes acrescentaram que parte dos problemas se deve à alegada falta de moeda estrangeira no país, na sequência da crise económica e financeira ocasionada pela descida dos preços internacionais do petróleo.

Na Venezuela vigora, desde 2003, um sistema de controlo cambial que impede a livre obtenção local de moeda estrangeira.

A Movistar, Digitel e a estatal Movilnet são as três principais operadoras de telefonia móvel na Venezuela.

Até agora não foi ainda possível confirmar se os clientes da Movilnet podem ou não efetuar ligações telefónicas para Portugal.

Lusa

  • Confirmados dois novos casos de legionella

    Legionella

    A Direção-Geral da Saúde (DGS) diagnosticou mais dois casos de legionella ligados ao surto no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, que infetou até agora 56 pessoas, cinco das quais morreram.

  • Lesados do BES manifestam-se hoje no Porto

    País

    Um grupo de lesados pelo Banco Espírito Santo (BES) concentra-se hoje no Porto, junto ao Novo Banco, para exigir "a totalidade do dinheiro e os juros vencidos até à data", indicou um dos investidores.

  • Árbitros recuam e vão apitar jogos do próximo fim de semana

    Desporto

    Os árbitros recuaram esta quarta-feira na intenção de não comparecer nos jogos do próximo fim de semana. Depois de na terça-feira a maioria dos juízes terem apresentado um pedido de dispensa dos jogos da 12.ª jornada do campeonato, esta quarta-feira adiaram a decisão após uma reunião com o Conselho de Arbitragem.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • Astronautas enviam mensagem no Dia de Ação de Graças
    1:06

    Mundo

    Comemora-se esta quinta-feira o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Mais de 50 milhões de norte-americanos viajam ao encontro da família para celebrar o feriado. Também na Estação Espacial Internacional a data não foi esquecida.

  • Jorge Jesus e Ana Malhoa contra o consumo de sal
    1:21
  • Putin apela a concessões para solução do conflito na Síria
    1:07

    Mundo

    Vladimir Putin afirma que há uma oportunidade real de pôr fim ao conflito na Síria mas avisa que são necessárias concessões de todas as partes envolvidas. O presidente russo recebeu esta quarta-feira os homólogos do Irão e da Turquia em Sochi, na Rússia.