sicnot

Perfil

Mundo

Moçambicano suspeito de matar quatro familiares por influência de curandeiro

A Polícia de Manica, centro de Moçambique, deteve hoje um homem suspeito de matar quatro familiares no interior de uma residência, motivado pela feitiçaria, disse à Lusa fonte Policial.

© Grant Neuenburg / Reuters

Elcídia Filipe, porta-voz do comando da Polícia de Manica, contou que o suspeito prendeu por fora a porta da residência do irmão, em Vanduzi, na madrugada de segunda-feira com um arame e de seguida espalhou combustível em redor da construção e incendiou a casa, matando o casal e duas crianças menores.

"Do trabalho feito pela polícia, concluímos que quem executou toda ação ou este ato criminoso foi o irmão do finado, porque foi ao curandeiro, que lhe disse coisas de obscurantismo e decidiu pela via que usou", disse Elcídia Filipe.

Segundo a porta-voz, o homem também sofreu queimaduras, que levantaram suspeitas à polícia.

O suspeito, disse Elcídia Filipe, foi capturado no distrito de Barue, quando estava em fuga para a cidade de Tete, no centro de Moçambique, onde reside, e confessou o crime, justificando-o com o obscurantismo.

A polícia diz que o suspeito acusava o irmão de usar a feitiçaria para enriquecer à custa de mortes de familiares, incluindo alguns dos seus filhos.

A porta-voz mostrou preocupação com este caso, que remete para outros no passado e que têm em comum a motivação do obscurantismo.

"O obscurantismo não serve para fundamentar qualquer comportamento que fere a lei, então ele vai ser responsabilizado", concluiu Elcídia Filipe.

Lusa

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.