sicnot

Perfil

Mundo

Instituto Lula acusa procurador que pediu prisão preventiva de parcialidade

O Instituto Lula acusou hoje, em comunicado, o procurador que pediu a "prisão preventiva" do antigo Presidente do Brasil de estar a ser parcial.

© Ricardo Moraes / Reuters

"O procurador paulista que antecipou a decisão de denunciar Luiz Inácio Lula da Silva antes mesmo de ouvir o ex-Presidente dá mais uma prova de parcialidade ao pedir a prisão preventiva de Lula", refere o Instituto Lula.

Para o Instituto Lula, o procurador "possui documentos que provam que o ex-Presidente não é proprietário nem do triplex no Guarujá, nem do sítio em Atibaia, e tampouco cometeu qualquer ilegalidade".

"Mesmo assim, solicita medida cautelar contra o ex-Presidente em mais uma triste tentativa de usar seu cargo para fins políticos", acrescentou.

A Procuradoria-geral de São Paulo negou hoje que haja uma possível motivação política na denúncia apresentada contra o antigo chefe de Estado brasileiro por alegado branqueamento de dinheiro e ocultação de património.

"O Ministério Público não trabalha com calendário político. O nosso calendário é judicial", afirmou o procurador José Carlos Blat, em conferência de imprensa.

O jornal Folha de São Paulo noticia também que Lula da Silva atribui o pedido de prisão preventiva à alegada possibilidade de a Presidente Dilma Rousseff o convidar para assumir um ministério.

"Ao assumir um ministério, Lula teria foro privilegiado e não poderia ser preso", escreve o jornal.

Os procuradores do Estado de São Paulo pediram hoje a prisão preventiva de Lula da Silva, depois de quarta-feira o terem acusado de crimes como a ocultação de património e lavagem de dinheiro.

Lusa

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.