sicnot

Perfil

Mundo

Fóssil de nova espécie de réptil descoberto no Brasil

Uma nova espécie de réptil, chamada Teyujagua Paradoxa e que viveu há 250 milhões de anos no Brasil, foi identificada graças a um crânio fossilizado, quase completo e bem conservado, encontrado no estado de Rio Grande do Sul.

Voltaire Neto

Voltaire Neto

O fóssil foi descoberto no início de 2015 por uma equipa de paleontólogos da Universidade Federal de Pampa (Brasil) numa rocha do Triásico (um dos três períodos geológicos da Era Mesozoica) encontrada perto da cidade brasileira de São Francisco de Assis, publicou hoje a revista Scientific Reports, do grupo Nature.

Esta descoberta, na qual participaram também especialistas da Universidade de Birmingham (Reino Unido), "ajuda a esclarecer a evolução inicial do grupo que deu lugar aos dinossauros, pterossauros (répteis voadores), crocodilos e pássaros", explicam as instituições em comunicado.

Teyujagua é uma palavra guarani que significa "lagarto feroz" e faz referência a uma besta mitológica chamada Teyú Yagúa, que costuma ser representado como um lagarto com cabeça de cão.

O Teyujagua era um quadrúpede de aproximadamente 1,5 metros de comprimento, com dentes curvados muito afiados e em forma de serra, o que indica que a sua dieta era carnívora.

As fossas nasais situavam-se na parte superior do nariz, uma característica típica de alguns animais aquáticos ou semiaquáticos, como os atuais crocodilos.

Crê-se que o seu 'habitat' natural eram as margens dos rios e lagos, onde caçava anfíbios e pequenos répteis.

Trata-se de um fóssil muito diferente de outros da mesma era, estando a sua anatomia a meio caminho entre os répteis mais primitivos e o grupo denominado arcossauriformes, que inclui todos os dinossauros e pterossauros extintos, juntamente com os atuais crocodilos e pássaros.

A descoberta deste fóssil é importante, porque o Teyujagua viveu depois da extinção maciça do Pérmico Triásico, ocorrida há 252 milhões de anos, que acabou com 90% das espécies e foi provavelmente desencadeada por umas erupções vulcânicas de grande intensidade registadas na zona oriental da atual Rússia.

O Teyujagua fornece novos conhecimentos sobre como se recuperaram e desenvolveram os ecossistemas terrestres depois dessa extinção maciça.

Naquela época, os arcossauriformes e seus parentes próximos, como os Teyujaguas, foram os animais dominantes dos ecossistemas terrestres e acabaram por dar origem aos dinossauros.

O académico Felipe Pinheiro, da Universidade Federal de Pampa, disse que a descoberta desta nova espécie foi "realmente emocionante".

"Desde que vimos aquele belo crânio pela primeira vez na terra, ainda quase totalmente coberto de pedra, soubemos que tínhamos algo de extraordinário nas mãos", observou.

Uma vez no laboratório, o fóssil superou as expectativas dos especialistas: "Apresentava uma combinação de características nunca antes vistas, o que indicava a posição única do Teyujagua no mapa evolutivo de um importante grupo de vertebrados".

Lusa

  • Marcelo lembra as consequências da demissão de Vítor Gaspar
    1:06

    Caso CGD

    O Presidente da República reitera que o assunto Caixa Geral de Depósitos está fechado. Em entrevista à TVI, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou esta segunda-feira as consequências que a demissão de Vítor Gaspar, ministro das Finanças em 2013, provocou no sistema financeiro para justificar o facto de ter intervindo na polémica com as SMS trocadas entre Mário Centeno e António Domingues.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Pelo menos 18 detidos em protestos no Rio de Janeiro

    Mundo

    Pelo menos 18 pessoas foram esta segunda-feira detidas no Rio de Janeiro, Brasil, depois de confrontos com a polícia durante um protesto contra a privatização da empresa pública de saneamento, que serve o terceiro estado mais povoado do país.

  • O momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado
    1:21

    Mundo

    A investigação ao homicídio do meio-irmão do líder da Coreia do Norte no aeroporto da capital da Malásia está a provocar uma crise diplomática entre os dois países. Esta segunda-feira, um canal de televisão japonês divulgou imagens das câmaras de vigilância do aeroporto que alegadamente captam o momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.