sicnot

Perfil

Mundo

Tribunal de Luanda ouve hoje alegações finais dos ativistas

O tribunal de Luanda que julga os ativistas acusados de preparem uma rebelião, entre eles Luaty Beirão, ouve hoje as alegações finais.

Ativistas angolanos, no Tribunal de Benfica, em Luanda.Novembro de 2015.

Ativistas angolanos, no Tribunal de Benfica, em Luanda.Novembro de 2015.

PAULO JULIÃO/LUSA

Os 17 réus são acusados neste processo, em coautoria, de crimes de atos preparatórios para uma rebelião e para um atentado contra o Presidente angolano, com os quais pretendiam, aponta o Ministério Público, depor o poder instituído e colocar em funções um governo de salvação nacional.

Destes, 14 estão desde dezembro em prisão domiciliária (estivam desde junho em prisão preventiva), um outro cumpre entretanto uma pena de seis meses de prisão por ofensas no tribunal e duas jovens aguardam decisão em liberdade.

Em causa está uma lista de governo, que terá resultado de um desafio nas redes sociais lançado pelo jurista angolano Albano Pedro, que confessou a autoria do mesmo, mas que não está acusado neste processo.

Os arguidos arriscam uma pena de até três meses de prisão, de acordo com o Código Penal.

Lusa

  • Luaty Beirão diz que voltaria a fazer greve de fome
    0:56

    Mundo

    Oito meses depois de uma greve de fome de 36 dias, Luaty Beirão diz que voltaria a fazer o mesmo. O tribunal de Luanda decidiu hoje manter em prisão domiciliária o rapper e os outros 14 ativistas acusados de praticar atos preparatórios para uma rebelião. Em entrevista à rádio TSF, Luaty diz que a decisão era esperada devido à falta de justiça em Angola, mas acrescenta também que chegou a hora de correr riscos.

  • Peritos mundiais debatem doenças neurodegenerativas em Lisboa
    3:04

    País

    Especialistas de mais de 20 países na área das doenças neurodegenerativas estão reunidos esta semana na Fundação Champalimaud, em Lisboa. A cimeira, realizada em parceria com a Fundação Rainha Sofia, de Espanha, é dedicada aos progressos na investigação e nos cuidados de saúde em doenças como o Alzheimer. As demências efetam 50 milhões de pessoas em todo o mundo, número que deverá triplicar em 2050.

  • "O Benfica é atacado e não há ninguém que fale e que dê a cara?"
    6:05
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    Depois do artigo publicado no blog "Geração Benfica", Rui Gomes da Silva reiterou esta segunda-feira, em O Dia Seguinte da SIC Notícias, algumas das críticas à estrutura do clube. O antigo vice-presidente do Benfica defendeu Luís Filipe Vieira, Rui Vitória e Nuno Gomes. E acusou novamente Rui Costa de passividade e os vice-presidentes de não darem a cara. 

  • Governo aconselha pais a fazerem queixa de manuais em mau estado
    2:31