sicnot

Perfil

Mundo

Guarda costeira argentina afunda barco de pesca chinês

A Guarda costeira afundou um barco de pesca chinês que atacou uma equipa que tentou apresá-lo por pesca ilegal no Atlântico Sul, indicaram hoje as autoridades.

Guarda Costeira Argentina

A tripulação do barco foi toda resgatada com vida, precisou a polícia em comunicado.

"A embarcação transgressora realizou manobras para colidir com a patrulha da guarda costeira, pondo em risco não só as vidas da sua tripulação como também as dos elementos da guarda costeira. Por isso, foi dada a ordem de abrir fogo sobre diferentes secções do barco, danificando-o", lê-se no comunicado.

Um vídeo divulgado no site da internet da guarda costeira mostra o barco, Lu Yan Yuan Yu 010, a inclinar-se lentamente em mar aberto, depois de ser atingido com armas de fogo.

O barco foi detetado na segunda-feira ao largo de Puerto Madryn, a 1.300 quilómetros a sul da capital argentina, Buenos Aires, tentou fugir para águas internacionais quando a guarda costeira lhe ordenou que parasse e fez repetidas manobras para colidir com o barco de patrulha, relataram as autoridades.

Lusa

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31

    Grande Reportagem SIC

    Carlos Queiroz, ex-selecionador de Portugal, dá-nos uma entrevista forte e transparente. Entrevistámo-lo no Dubai, um lugar que a investigação da SIC coloca no centro do mapa do escândalo do GES/BES. Aqui antecipamos a Grande Reportagem da próxima semana.

    Exclusivo online