sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Norte dispara missil balístico para o mar

A Coreia do Norte disparou hoje um míssil balístico para o mar, ao largo da sua costa leste, poucos dias depois de o líder Kim Jong-Un ter ordenado a realização de mais testes com ogivas nucleares.

© KCNA KCNA / Reuters

O porta-voz do Ministério da Defesa da Coreia do Sul precisou que o míssil foi lançado de Sukchon, no sudoeste do seu vizinho do Norte, às 05:55 da manhã (20:55 hora de Lisboa) e que percorreu uma distância de 800 km no mar do Leste, também chamado mar do Japão.

O porta-voz não especificou que tipo de míssil foi disparado, mas a agência de notícias sul-coreana Yonhap, citando fontes militares, disse que o míssil é um Rodong, com um alcance máximo de cerca de 1300 km.

No início de março, o Conselho de Segurança das Nações Unidas impôs uma nova série de sanções à Coreia do Norte após os últimos testes nucleares e de mísseis por parte do regime comunista.

A este contexto particularmente tenso acrescentam-se as manobras que as forças sul-coreanas e norte-americanas começaram em 6 de março, as mais importantes alguma vez organizadas conjuntamente na península coreana, às quais Pyongyang ameaçou responder com ataques nucleares.

Estes exercícios anuais entre os dois aliados agravam sistematicamente as tensões entre Norte e Sul.

Lusa

  • 105 detidos pela PSP e GNR nas últimas 24 horas

    País

    Só a GNR deteve 64 pessoas em flagrante delito, entre a noite de sexta-feira e o início da manhã deste sábado, a maioria das quais (47) por condução sob o efeito do álcool. A PSP de Lisboa efetuou 41 detenções em 24 horas, dez por tráfico de droga.

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.