sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Norte dispara missil balístico para o mar

A Coreia do Norte disparou hoje um míssil balístico para o mar, ao largo da sua costa leste, poucos dias depois de o líder Kim Jong-Un ter ordenado a realização de mais testes com ogivas nucleares.

© KCNA KCNA / Reuters

O porta-voz do Ministério da Defesa da Coreia do Sul precisou que o míssil foi lançado de Sukchon, no sudoeste do seu vizinho do Norte, às 05:55 da manhã (20:55 hora de Lisboa) e que percorreu uma distância de 800 km no mar do Leste, também chamado mar do Japão.

O porta-voz não especificou que tipo de míssil foi disparado, mas a agência de notícias sul-coreana Yonhap, citando fontes militares, disse que o míssil é um Rodong, com um alcance máximo de cerca de 1300 km.

No início de março, o Conselho de Segurança das Nações Unidas impôs uma nova série de sanções à Coreia do Norte após os últimos testes nucleares e de mísseis por parte do regime comunista.

A este contexto particularmente tenso acrescentam-se as manobras que as forças sul-coreanas e norte-americanas começaram em 6 de março, as mais importantes alguma vez organizadas conjuntamente na península coreana, às quais Pyongyang ameaçou responder com ataques nucleares.

Estes exercícios anuais entre os dois aliados agravam sistematicamente as tensões entre Norte e Sul.

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.