sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Norte dispara missil balístico para o mar

A Coreia do Norte disparou hoje um míssil balístico para o mar, ao largo da sua costa leste, poucos dias depois de o líder Kim Jong-Un ter ordenado a realização de mais testes com ogivas nucleares.

© KCNA KCNA / Reuters

O porta-voz do Ministério da Defesa da Coreia do Sul precisou que o míssil foi lançado de Sukchon, no sudoeste do seu vizinho do Norte, às 05:55 da manhã (20:55 hora de Lisboa) e que percorreu uma distância de 800 km no mar do Leste, também chamado mar do Japão.

O porta-voz não especificou que tipo de míssil foi disparado, mas a agência de notícias sul-coreana Yonhap, citando fontes militares, disse que o míssil é um Rodong, com um alcance máximo de cerca de 1300 km.

No início de março, o Conselho de Segurança das Nações Unidas impôs uma nova série de sanções à Coreia do Norte após os últimos testes nucleares e de mísseis por parte do regime comunista.

A este contexto particularmente tenso acrescentam-se as manobras que as forças sul-coreanas e norte-americanas começaram em 6 de março, as mais importantes alguma vez organizadas conjuntamente na península coreana, às quais Pyongyang ameaçou responder com ataques nucleares.

Estes exercícios anuais entre os dois aliados agravam sistematicamente as tensões entre Norte e Sul.

Lusa

  • Governo vai avaliar situação da associação Raríssimas
    1:41

    País

    O Governo promete avaliar a situação da instituição Raríssimas e agir em conformidade, depois da denúncia de alegadas irregularidades na gestão financeira. A presidente da instituição terá usado dinheiro da Raríssimas para gastos pessoais como vestidos de alta-costura e alimentação. Esta é uma instituição que apoia doentes e famílias que convivem de perto com doenças raras. 

  • Diáconos permanentes: quem são e que cargo ocupam na comunidade católica
    10:04
  • Múmia quase intacta descoberta em Luxor
    1:23

    Mundo

    O Egito anunciou, este sábado, a descoberta de dois pequenos túmulos com 3.500 anos na cidade de Luxor. Foram também encontrados uma múmia em bom estado de conservação, uma estátua do deus Ámon Ra e centenas de artefactos de madeira e cerâmica ou pinturas intactas.