sicnot

Perfil

Mundo

Líderes da Alemanha, França e Ucrânia pedem libertação imediata da piloto ucraniana

Os líderes da Alemanha, França e Ucrânia exigiram esta quinta-feira a libertação imediata e o regresso ao seu país da piloto ucraniana Nadezhda Savchenko, julgada na Rússia pela morte de dois jornalistas russos no leste da Ucrânia.

© POOL New / Reuters

A chanceler alemã, Angela Merkel, o Presidente francês, François Hollande, e o seu homólogo ucraniano, Petro Poroshenko, "exigiram em conjunto a libertação imediata e o regresso à Ucrânia de Nadezhda Savchenko", assinalou o Governo alemão, após uma reunião que decorreu em Bruxelas entre os três líderes.

Poroshenko, que também se reuniu com os presidentes do Parlamento europeu, Martin Schulz, do Conselho europeu, Donald Tusk, e da Comissão europeia, Jean-Claude Juncker, também se referiu no decurso da cimeira à situação política interna ucraniana.

"Todas as partes coincidiram na urgência da implementação dos acordos de Minsk e no prosseguimento, por parte da Ucrânia, do caminho das reformas", indicou Steffen Seibert, o porta-voz de Merkel.

No encontro foi ainda sublinhada a necessidade de um respeito integral do cessar-fogo, a retirada e verificação do armamento e o acesso sem obstáculos da missão de observação da OSCE à antiga linha da frente.

Merkel, Hollande e Poroshenko também sublinharam a necessidade de promover eleições em "determinadas áreas" de Donetsk e Lugansk, em conformidades com os acordos de Minsk, e garantia de segurança nessas eleições.

O conclave também recordou que o levantamento das sanções contra a Rússia permanece dependente da aplicação dos acordos de Minsk e reafirmaram a posição da União Europeia do "não-reconhecimento da anexação ilegal da península da Crimeia", indicou o Governo alemão.

Lusa

  • Marcelo lembra as consequências da demissão de Vítor Gaspar
    1:06

    Caso CGD

    O Presidente da República reitera que o assunto Caixa Geral de Depósitos está fechado. Em entrevista à TVI, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou esta segunda-feira as consequências que a demissão de Vítor Gaspar, ministro das Finanças em 2013, provocou no sistema financeiro para justificar o facto de ter intervindo na polémica com as SMS trocadas entre Mário Centeno e António Domingues.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Pelo menos 18 detidos em protestos no Rio de Janeiro

    Mundo

    Pelo menos 18 pessoas foram esta segunda-feira detidas no Rio de Janeiro, Brasil, depois de confrontos com a polícia durante um protesto contra a privatização da empresa pública de saneamento, que serve o terceiro estado mais povoado do país.

  • O momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado
    1:21

    Mundo

    A investigação ao homicídio do meio-irmão do líder da Coreia do Norte no aeroporto da capital da Malásia está a provocar uma crise diplomática entre os dois países. Esta segunda-feira, um canal de televisão japonês divulgou imagens das câmaras de vigilância do aeroporto que alegadamente captam o momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.