sicnot

Perfil

Mundo

EUA e Coreia do Sul concluem maior exercício militar de sempre

A Coreia do Sul e os Estados Unidos concluíram hoje o exercício Key Resolve, uma das manobras militares conjuntas iniciadas este mês em território sul-coreano e que contribuíram para elevar a tensão com a vizinha Coreia do Norte.

O exercício, que desde o passado dia 07 de março mobilizou cerca de 7.000 efetivos do Exército dos Estados Unidos e cerca de 10 mil soldados da Coreia do Sul, terminou oficialmente hoje, confirmou à Efe um representante da Defesa de Seul.

O Key Resolve deste ano testou estratégias de combate conjuntas nunca antes ensaiadas e realizou o exercício OPLAN 5015, que simula a inutilização de armas de destruição massiva e a preparação das tropas para um ataque preventivo.

Além disso, contou com mais soldados e equipamentos em comparação com os anos anteriores, numa demonstração militar dos dois aliados em resposta ao ensaio nuclear de janeiro e lançamento de um foguete espacial em fevereiro efetuados pela Coreia do Norte.

Em resposta a estas manobras, o regime norte-coreano de Kim Jong-un ameaçou com ataques preventivos com armas nucleares e realizou testes de mísseis de diversos tipos, o último dos quais hoje, com projéteis Rodong de médio alcance.

Além do Key Resolve, no passado dia 07 foi iniciado o exercício militar Foal Eagle, que se estende até ao final de abril.

Ambos são as maiores manobras executadas até ao momento na península coreana e no total envolvem mais de 300 mil militares sul-coreanos e 17 mil norte-americanos.

Os Estados Unidos mantêm 28.500 militares na Coreia do Sul de forma permanente e comprometem-se a defender o seu aliado em caso de conflito com a Coreia do Norte, como um legado da Guerra da Coreia (1950-53).

Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.