sicnot

Perfil

Mundo

Espanha resgata 42 imigrantes na ilha de Alborão

As forças de salvamento marítimo espanholas resgataram hoje 42 imigrantes, que tinham chegado num pequeno barco de madeira à ilha de Alborão, a meio caminho entre o norte de África e Espanha.

Arquivo

Arquivo

Sergey Ponomarev

O salvamento foi feito com recurso à embarcação Salvamar Denébola e as 42 pessoas que foram resgatadas, entre as quais seis mulheres, chegaram ao porto de Almería pelas 22:00 horas locais (21:00 em Lisboa), tendo recebido apoio médico de voluntários da Cruz Vermelha, antes de serem encaminhados para a Polícia Nacional espanhola.

Segundo um porta-voz das forças de Salvamento Marítimo espanholas, o centro de coordenação marítima recebeu, pelas 14:00 (13:00 em Lisboa), a informação de que estaria um pequeno barco de madeira ao largo da ilha Alborão, uma pequena ilha cerca de 55 quilómetros a norte da costa de Marrocos e 85 quilómetros a sul da província de Almería, em Espanha.

Cerca de uma hora mais tarde, o destacamento militar da ilha de Alborão informou de que a embarcação tinha conseguido chegar a terra pelos seus próprios meios.

Lusa

  • Escritor e filólogo Frederico Lourenço distinguido com o Prémio Pessoa 2016

    Cultura

    O escritor, tradutor, professor universitário Frederico Lourenço foi distinguido com o Prémio Pessoa 2016. O anúncio foi feito hoje pelo presidente do júri, Francisco Pinto Balsemão, no Palácio de Seteais, em Sintra, sublinhando que a atividade de Frederico Lourenço tem como "traço singular" ter oferecido "à língua portuguesa as grandes obras de literatura clássica".

  • Governo garante que Portugal não desperdiçou nenhum fundo de ajuda alimentar
    1:18

    País

    O ministro da Solidariedade e Segurança Social garante que Portugal não desperdiçou nenhum fundo europeu de ajuda alimentar. Vieira da Silva respondeu, esta manhã, à notícia avançada pelo Jornal de Notícias que dava conta de que, este ano, o país teria desperdiçado 28 milhões de euros de um fundo europeu porque o programa ainda não está operacional. O ministro garante que o programa vai ser executado em 2017 e que este ano serviu para tomar medidas no sentido dessa implementação. Vieira da Silva assegura também que o montante disponível para o programa não foi desperdiçado e vai poder ser usado.

  • Sporting de Braga eliminado da Liga Europa
    2:01
  • Explosão no Cairo faz seis mortos

    Mundo

    Seis pessoas morreram hoje numa explosão junto a um posto de controlo da polícia no Cairo, indicaram os meios de comunicação social e responsáveis egípcios.