sicnot

Perfil

Mundo

Europa está em guerra, diz primeiro-ministro francês

O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, salientou hoje que a Europa está "em guerra" e que para enfrentar a atual ameaça terrorista é necessária a mobilização de todos.

Manuel Valls, primeiro-ministro francês

Manuel Valls, primeiro-ministro francês

© POOL New / Reuters


"Estamos em guerra. A Europa sofre desde há varios meses atos de guerra. E perante esta guerra é necessária uma mobilização de todas as instâncias", disse Valls no final de uma reunião do gabinete de crise no Eliseu.

O encontro realizou-se na sequência dos atentados no aeroporto e numa estação de metro em Bruxelas que provocaram pelo menos 21 mortos e dezenas de feridos.

Valls salientou a importância de todas as forças de segurança "estarem particularmente mobilizadas" perante a ameaça.

Pouco antes, o ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, tinha anunciado que o governo decidiu destacar mais 1.600 polícias em todo país para reforçar o controlo das fronteiras e das infraestruturas de transporte aéreo, marítimo e ferroviário.

Pelo menos 21 pessoas morreram hoje em explosões no aeroporto de Zaventem e na estação de metro de Maalbeek, em Bruxelas, segundo um primeiro balanço de um porta-voz dos serviços de emergência.

Lusa

  • O último adeus às vítimas da tragédia de Vila Nova da Rainha
    1:37

    País

    As cerimónias fúnebres das oito vítimas mortais do incêndio na Associação de Vila Nova da Rainha realizaram-se esta terça-feira. Três delas ocorreram em simultâneo na povoação do concelho de Tondela que, no passado sábado, viu a tragédia bater-lhe à porta.

  • Fóssil humano mais antigo encontrado em Portugal entregue ao Museu de Arqueologia
    3:42

    País

    O mais antigo fóssil humano até hoje encontrado em Portugal, o "Crânio da Aroeira", foi entregue no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa. Em 2014, o fóssil foi encontrado pela equipa do arqueólogo João Zilhão perto de Torres Novas e foi restaurado e estudado na Universidade Complutense de Madrid, durante dois anos e meio.

  • De "lambe rabos" a "labrego", a polémica entre Rodolfo Reis e Bruno de Carvalho
    1:30
  • O Futuro Hoje na maior feira eletrónica de consumo do mundo
    5:14