sicnot

Perfil

Mundo

Obama deixa Havana depois de uma visita histórica de três dias

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deixou esta terça-feira Cuba, depois de uma visita histórica de três dias, durante a qual se declarou a favor das liberdades civis e da aproximação entre os dois países.

© Carlos Barria / Reuters

Barack Obama e a sua família foram acompanhados ao aeroporto pelo presidente cubano, Raúl Castro, de onde partiu às 16:20 locais (20:20 em Lisboa) em direção à Argentina, onde são esperados para uma visita de dois dias.

Obama foi o primeiro líder norte-americano a visitar Cuba nos últimos 88 anos.

Após mais de 50 anos sem relações diplomáticas, os Estados Unidos e Cuba anunciaram a 17 de dezembro de 2014 uma aproximação histórica entre os dois países, separados unicamente pelos 150 quilómetros do Estreito da Florida.

Depois de vários meses de rondas negociais, os líderes norte-americano Barack Obama, e cubano, Raul Castro, anunciaram a 01 de julho de 2015 o restabelecimento das relações diplomáticas e a abertura de embaixadas nas capitais de cada país.

Lusa

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54