sicnot

Perfil

Mundo

Obama deixa Havana depois de uma visita histórica de três dias

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deixou esta terça-feira Cuba, depois de uma visita histórica de três dias, durante a qual se declarou a favor das liberdades civis e da aproximação entre os dois países.

© Carlos Barria / Reuters

Barack Obama e a sua família foram acompanhados ao aeroporto pelo presidente cubano, Raúl Castro, de onde partiu às 16:20 locais (20:20 em Lisboa) em direção à Argentina, onde são esperados para uma visita de dois dias.

Obama foi o primeiro líder norte-americano a visitar Cuba nos últimos 88 anos.

Após mais de 50 anos sem relações diplomáticas, os Estados Unidos e Cuba anunciaram a 17 de dezembro de 2014 uma aproximação histórica entre os dois países, separados unicamente pelos 150 quilómetros do Estreito da Florida.

Depois de vários meses de rondas negociais, os líderes norte-americano Barack Obama, e cubano, Raul Castro, anunciaram a 01 de julho de 2015 o restabelecimento das relações diplomáticas e a abertura de embaixadas nas capitais de cada país.

Lusa

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.