sicnot

Perfil

Mundo

Decidido amanhã processo dos filhos de Savimbi contra Call of Duty

A justiça francesa toma amanhã uma decisão sobre o processo interposto pelos filhos de Jonas Savimbi ao editor do jogo Call of Duty.

1992 - Jonas Savimbi, dirigente da UNITA, aceita, em carta enviada ao secretário-geral da ONU, os resultados das eleições angolanas favoráveis ao MPLA.

1992 - Jonas Savimbi, dirigente da UNITA, aceita, em carta enviada ao secretário-geral da ONU, os resultados das eleições angolanas favoráveis ao MPLA.

AP Iamges

O falecido líder na UNITA surge como uma das personagens da edição de 2012 do jogo Call of Duty Black Ops 2. É um dos aliados dos heróis da história numa missão durante a guerra civil angolana em 1986, em que o ajuda a resgatar um agente da CIA que é feito prisioneiro na selva.

Os três filhos de Jonas Savimbi consideram que o pai é apresentado como um bárbaro. Por esta razão avançaram com um processo judicial por difamação em França contra a empresa norte-americana Activision Blizzard, responsável pela edição do jogo.

Os filhos exigem uma indemnização de um milhão de euros.

A empresa recusou as acusações, afirmando que o jogo representa Savimbi como um homem bom e como aquilo que ele era, uma figura histórica angolana: um chefe de guerrilha que combateu contra o MPLA.

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC