sicnot

Perfil

Mundo

Atentado suicida na cidade paquistanesa de Lahore mata 63 pessoas

Pelo menos 63 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas numa explosão hoje ocorrida em Lahore, a segunda maior cidade do Paquistão, segundo fontes locais.

© Mohsin Raza / Reuters

Fontes citadas pela agência noticiosa espanhola EFE referem pelo menos 63 mortos e 290 feridos.

O último balanço dava conta de 56 mortos e 200 feridos.

"Um suicida fez explodir as bombas que transportava no parque Gulshan-e-Iqbal, perto de uma zona infantil, por volta das 19:00 locais (15:00 de Lisboa)", disse um porta-voz da polícia local, Mohamed Salim.

Um porta-voz dos serviços de socorro de Lahore, Jam Sajjad, explicou, também em declarações à EFE, que o parque Gulshan-e-Iqbal tem uma área muito grande, com uma zona de atividades para crianças, e que na altura da explosão estava cheio de famílias que ali passavam o fim da tarde.

O governo da província de Punjab, em que Lahore (a segunda maior cidade do Paquistão) é a capital, informou na sua conta na rede social Twitter que declarou o estado de emergência em todos os hospitais da cidade e que decretou três dias de luto oficial.

Um alto responsável administrativo de Lahore, Muhammad Usman, afirmou, em declarações à agência noticiosa francesa AFP, que soldados foram destacados para o local.

"Pedimos a ajuda do exército. Os militares estão no local e estão a ajudar nas operações de socorro e na segurança", disse o responsável.

Lusa

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.