sicnot

Perfil

Mundo

Brigada blindada dos EUA destacada em permanência na Europa de leste a partir de 2017

Os Estados Unidos vão ter uma brigada blindada destacada em permanência e sem interrupções de rotatividade na Europa de leste a partir de fevereiro de 2017, anunciou hoje o Departamento de Defesa norte-americano (Pentágono).

(Arquivo)

(Arquivo)

© Tim Wimborne / Reuters

Esta decisão surge no âmbito dos esforços norte-americanos para dissuadir uma eventual intervenção russa naquela região.

"As rotações serão feitas sem interrupção, permitindo uma presença blindada contínua e um melhoramento da formação e dos exercícios com os aliados" da NATO, indicou uma porta-voz do Pentágono, Laura Seal.

Existirá "uma presença contínua na Europa de leste de uma brigada blindada", reforçou a representante.

"Este plano (...) continua a demonstrar a nossa abordagem forte e equilibrada para tranquilizar os nossos aliados e parceiros da NATO no contexto de uma Rússia agressiva na Europa do leste e em outros lugares", disse, por sua vez, o general Philip Breedlove, o chefe do Comando Europeu dos EUA e comandante da NATO na Europa, num comunicado.

"Os nossos aliados e parceiros vão ver mais capacidade. Vão ver uma presença mais frequente de uma brigada blindada com equipamentos mais modernizados nos seus países", acrescentou Breedlove.

O Pentágono e a NATO já tinham abordado o destacamento, por rotatividade, desta brigada blindada na Europa de leste, mas sem avançar um possível calendário para o processo.

Em fevereiro passado, o secretário da Defesa norte-americano, Ashton Carter, anunciou a intenção de quadruplicar em 2017, para 3,4 mil milhões de dólares (cerca de três mil milhões de euros), a verba destinada para as operações militares na Europa.

Com esta brigada blindada (4.200 soldados equipados, incluindo tanques e veículos blindados), o exército norte-americano terá em permanência três brigadas de combate na Europa.

Em caso de conflito, estas três brigadas, mais o equipamento armazenado no terreno, poderão constituir rapidamente uma divisão completa, segundo os planos do Pentágono.

No total, o exército norte-americano tem 62 mil soldados em permanência na Europa.

Desde a primavera de 2014, a Aliança Atlântica avançou com um conjunto de medidas para tranquilizar os países aliados na Europa do leste, como a abertura de centros logísticos, o pré-posicionamento de material, o envio de aviões de combate para os países bálticos ou o aumento da presença de navios de guerra no mar Báltico e no mar Negro.

Moscovo alerta regularmente contra o "estacionamento permanente" e substancial de forças de combate aliadas perto da fronteira russa, defendendo que a medida é contrária ao Ato Fundador sobre Relações Mútuas NATO-Rússia, assinado em maio de 1997.

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado na casa de um amigo do suspeito
    2:18

    Desporto

    O carro que terá atropelado o adepto italiano que morreu junto ao Estádio da Luz foi encontrado esta terça-feira, numa garagem na Amadora, na casa de um amigo do suspeito. Trata-se de um homem na casa dos 30 anos que pertence à claque No Name boys e é agora procurado pela Polícia Judiciária.

  • Os filhos do divórcio
    20:50
  • Será que lavar em lavandarias self-service compensa?
    8:21
  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Avião divergiu para as Lajes devido a discussão a bordo

    País

    Um avião da companhia aérea British Airways divergiu hoje para o aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, nos Açores, devido a uma discussão a bordo entre um casal de passageiros e a tripulação, informou hoje a Força Aérea Portuguesa.

  • Web Summit inaugura primeiro escritório fora da Irlanda em Lisboa
    1:58

    Web Summit

    A Web Summit inaugurou em Lisboa o primeiro escritório fora da Irlanda, que vai dar emprego a 20 pessoas, algumas portuguesas. O próximo objectivo é alargar eventos a outros pontos do país. A conferência internacional regressa a Lisboa entre 6 e 9 de novembro e, a organização espera ter 60 mil participantes.

  • Ivanka Trump vaiada por defender o pai durante debate sobre igualdade de género
    1:51

    Mundo

    Com o propósito de criar pontes com Donald Trump, a chanceler alemã Angela Merkel convidou a filha mais velha do Presidente norte-americano para participar numa cimeira. No entanto as coisas não correram muito bem e Ivanka Trump foi vaiada pela audiência por ter defendido o pai quando o assunto era a igualdade de género. 

  • Irmã da mulher mais pesada do mundo acusa hospital de mentir

    Mundo

    A irmã da mulher egípcia que se acreditava ser a mais pesada do mundo acusou os médicos de mentirem acerca da sua perda de peso. No entanto, o hospital que realizou a cirurgia bariátrica já respondeu às acusações, defendendo que a mulher pesa agora 172 quilos.