sicnot

Perfil

Mundo

Se sofre de ataques de raiva, a culpa pode ser do seu gato

Um parasita encontrado em fezes de gato poderá alterar a química do cérebro humano e provocar problemas de comportamento a longo prazo, segundo um novo estudo norte-americano.

© Chaiwat Subprasom / Reuters

O estudo, publicado no Journal of Clinical Psychiatry, revela que pessoas com Transtorno Explosivo Intermitente, caracterizado por súbitas explosões de raiva, têm o dobro da possibilidade de estarem infetadas com este parasita.

Segundo a descoberta, a toxoplasmose, infeção contraída do parasita Toxoplasma gondii, altera a química do cérebro e o seu funcionamento. Os gatos podem transmitir este parasita aos humanos através das fezes quando a higiene não é feita de forma adequada após a limpeza da areia do gato.

Vários estudos recentes mostram uma ligação entre a toxoplasmose e a esquizofrenia, a bipolaridade, a impulsividade e comportamentos suicidas.

  • 10 Minutos com Eurico Reis
    11:20

    10 Minutos

    Há quatro meses que Portugal é um dos poucos países europeus onde é possível recorrer à gestação de substituição. E há já um casal que teve luz verde para começar os tratamentos. Para um balanço, foi nosso convidado Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a entidade que autoriza os processos de gestação de substituição.

    Entrevista completa

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01