sicnot

Perfil

Mundo

Se sofre de ataques de raiva, a culpa pode ser do seu gato

Um parasita encontrado em fezes de gato poderá alterar a química do cérebro humano e provocar problemas de comportamento a longo prazo, segundo um novo estudo norte-americano.

© Chaiwat Subprasom / Reuters

O estudo, publicado no Journal of Clinical Psychiatry, revela que pessoas com Transtorno Explosivo Intermitente, caracterizado por súbitas explosões de raiva, têm o dobro da possibilidade de estarem infetadas com este parasita.

Segundo a descoberta, a toxoplasmose, infeção contraída do parasita Toxoplasma gondii, altera a química do cérebro e o seu funcionamento. Os gatos podem transmitir este parasita aos humanos através das fezes quando a higiene não é feita de forma adequada após a limpeza da areia do gato.

Vários estudos recentes mostram uma ligação entre a toxoplasmose e a esquizofrenia, a bipolaridade, a impulsividade e comportamentos suicidas.

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.